terça-feira, 29 de outubro de 2013

São José visa implantação de Veículo Leve sobre Trilhos

29/10/2013 - DCI

A Prefeitura de São José dos Campos procura novas soluções que facilitem a mobilidade urbana, o excesso de veículos nas ruas da cidade tem causado cada vez mais transtornos, inclusive congestionamentos e aumento do tempo de deslocamento. Novas soluções estão sendo buscadas, como a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Depois de ter implementado o corredor de ônibus e ter recebido diversas críticas por isso, a prefeitura partiu para realizar audiência pública para debater o projeto do VLT.

Essa solução, considerada por muito técnicos paliativa, tem sua previsão de implantação para o início em 2014, entretanto, ainda sem prazos para conclusão. Segundo a Secretaria de Transportes, o projeto inicial está orçado em R$ 800 milhões e o recurso será por meio de financiamento federal. A proposta do VLT vem sendo elaborada desde 2012 por técnicos da prefeitura e do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan).

Entre as mudanças anunciadas, está a região que receberá o trecho inicial do projeto. Em um primeiro instante, a prefeitura informou que a implantação se daria na região sul, ligando o bairro Dom Pedro ao Jardim Satélite. Poucas semanas depois esse trajeto foi alterado, a proposta é começar a obra pelo centro, fazendo ligação da região ao Jardim Satélite. O que voltou a gerar uma nova onda de críticas pela falta de planejamento prévio.

A previsão é que o VLT passe pelas principais avenidas do centro, como a Avenida São José e José Longo, incluindo a Via Dutra, por meio de um viaduto, e chegue ao início da Avenida Andrômeda, na zona sul. No trajeto total de 10 quilômetros, o usuário terá gasto um tempo estimado de ida e volta de 55 minutos - o que também é considerado demasiado pelos críticos. A tarifa será integrada ao sistema de transporte com o mesmo valor dos demais meios, como ônibus. O primeiro encontro organizado pela pasta de transportes reuniu no último dia 22, no Teatro Municipal, representantes de Sociedade Amigos de Bairro (SAB), do Legislativo, de organizações não-governamentais (ONG), empresários e moradores de diferentes regiões da cidade.

Na audiência, foi apresentada a proposta de implantação do sistema iniciando pelo trecho com sentido centro até Av. Andrômeda. Após estudo e análises, esse modelo demonstrou capacidade de atender uma quantidade maior de usuários. Os participantes conheceram o possível itinerário do VLT, a proposta de como será instalado nas avenidas centrais, assim como os pontos de parada a serem adotados.

O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, explicou que a prioridade para o transporte de massa foi escolhida pela prefeitura tendo em vista o crescimento do número de veículos e as consequentes dificuldades no trânsito. "É preciso um novo conceito, um novo olhar para a cidade. Com o trabalho do governo, junto com a sociedade, é possível criar uma política de construção, e colocar em pauta a mobilidade urbana, onde as pessoas são prioridade", afirmou o secretário.

A mobilidade urbana sustentável foi também o principal tema apresentado pelos participantes da consulta pública. O assunto foi abordado nas oito manifestações realizadas pelos inscritos.
Foram feitas observações relativas à sustentabilidade e diminuição da poluição nas ruas, integração do VLT com outras modalidades de transporte, como ônibus e bicicletas; a opção pelo transporte de massa em substituição ao transporte individual e a adoção de alternativas de mobilidade. Entre desenvolvimento do projeto e realização desta primeira fase da obra, a estimativa é de um prazo de 4 anos. Pelas regras do PAC, financiador da obra, pelo menos 80% dos produtos manufaturados da obra devem ter conteúdo brasileiro. Já os serviços devem ser 100% nacionais.

Fonte: DCI
Publicada em:: 29/10/2013

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