sábado, 9 de setembro de 2023

CMTC

Companhia Municipal de Transportes Coletivos
1947 - 1968

Histórico

Em junho de 1937, a Light anunciou sua falta de interesse em manter o sistema de bondes. Uma vez vencido o contrato que a empresa mantinha com a Prefeitura até 1941, este não seria renovado.

No entanto, em junho de 1941 o governo federal obrigou a Light a manter a operação do sistema de bondes por tempo indeterminado. Somente em dezembro de 1945 o governo federal revogou a obrigação, quando foram iniciados os entendimentos entre a Light e a Prefeitura de São Paulo para a transferência do serviço.

Em 1946 foi criada a CMTC, que incorporou ao seu patrimônio uma frota de 684 ônibus, 514 bondes e 62 reboques. No ano seguinte a empresa adquiriu 75 bondes usados da cidade de New York, possibilitando a operação de 438 bondes diariamente.


Viaduto Santa Efigênia na década de 1940

Balanço do primeiro ano de operação da CMTC
Diário da Noite, 01/07/1948

Avenida Celso Garcia em 1950

Porteira do Brás em 1950
Foto Ivo Justino

Década de 1950

Bonde Centex na Avenida São João em 1952

Avenida Ibirapuera em 1952

Avenida Rangel Pestana em 1952


Em 5 de setembro de 1953, foram criadas duas novas linhas de bonde com os seguintes itinerários:

60 (Penha - Lapa): Itinerário: Praça 8 de Setembro, rua Comendador Cantinho, Ladeira Coronel Rodovalho, Avenida Celso Garcia, rua Rubino de Oliveira, rua Oriente, rua Monsenhor de Andrade, rua São Caetano, Avenida Tiradentes, praça da Luz, rua General Couto de Magalhães, rua Mauá, Avenida Duque de Caxias, Alameda Barão de Piracicaba, Alameda Ribeiro da Silva, Alameda Barão de Limeira, Alameda Eduardo Prado, rua Barra Funda, rua Lopes de Oliveira, Avenida General Olímpio da Silveira, Largo Padre Péricles, Avenida Francisco Matarazzo, Largo Pompeia, rua Carlos Vicari, rua Guaicurus, rua Doutor Cincinato Pomponet e rua Doze de Outubro. Volta: rua Doze de Outubro, rua Jorge Dronsfield, rua Martim Tenório, rua Cincinato Pomponet, seguindo pelo mesmo itinerário até a rua Rubino de Oliveira seguindo pela rua Manoel Vitorino, rua Ricardo Gonçalves, Avenida Celso Garcia, seguindo pelo mesmo itinerário até o ponto final na Praça 8 de Setembro. 

61 (Vila Maria - Casa Verde). Itinerário: Praça Santo Eduardo, Avenida Guilherme Cotching, rua Catumbi, Avenida Celso Garcia, rua Rubino de Oliveira, rua Oriente, rua Monsenhor de Andrade, rua São Caetano, Avenida Tiradentes, praça da Luz, rua José Paulino, rua Júlio Conceição, rua dos Italianos, rua Barra do Tibagi, rua Visconde de Taunay, rua Jaraguá, Avenida Rudge, rua João Rudge, rua Marambaia, rua Casa Verde, rua Inhaúma, rua Jaguarete, rua Baroré, Praça do Centenário, rua Carandaí e rua Inhaúma. Volta: rua Inhaúma, rua Casa Verde, rua Marambaia, rua João Rudge, Avenida Rudge, rua Barão do Tibagi, rua dos Italianos, rua Silva Pinto, rua José Paulino, praça da Luz, seguindo pelo mesmo itinerário até a rua Rubino de Oliveira, rua Manoel Vitorino, rua Ricardo Gonçalves, Avenida Celso Garcia, seguindo pelo mesmo itinerário até o ponto final na Praça Santo Eduardo.


Ponto de bonde no Vale do Anhangabaú em 1953
Mundo Ilustrado, 01/12/1953, p.27

Relatório Anual da CMTC de 1953
Correio Paulistano, 25/04/1954


Mapa - Rede dos Bondes Elétricos em 1954


Em 1955, foi inaugurada a linha São Judas Tadeu, cujas obras estavam paralisadas. No mesmo ano foi inaugurada a linha para o Alto da Vila Maria, com nova linha acima da Praça Santo Eduardo.

Em 24 de fevereiro de 1957, foi suprimido o tráfego de bondes na rua Florêncio de Abreu, para o prosseguimento das obras de  instalação da rede aérea dos trólebus da Zona Norte. No mesmo dia foram suprimidas as seguintes linhas de bonde:

38 - Ponte Grande
42 - Santana
43 - Santana
62 - Santana - Pinheiros

Os pontos iniciais das seguintes linhas de bonde foram transferidos para a rua Antonio de Godoi:

1 - Jaraguá
9 - Duque de Caxias
49 - Canindé
55 - Casa Verde

 
Retirada da linha de bonde da rua Florêncio de Abreu
Correio Paulistano, 25/02/1957

Via exclusiva da Avenida Rangel Pestana em agosto de 1958
Foto Arquivo Nacional

Rua Purpurina na altura da rua Fradique Coutinho em 1959
Linha 28 (Vila Madalena)

Linha Casa Verde - Fábrica em 1960

 Avenida São João na década de 1960, ao fundo a rua Conselheiro Nébias
Coleção Estadão/ Antonio M.Rudolf


Em 25 de novembro de 1961, foi extinta a linha da Vila Prudente, inaugurada em 1912.

Em novembro de 1961, a CMTC iniciou a desativação dos bondes. Em 9 de abril de 1966, circularam os últimos bondes abertos. O último bonde na cidade de São Paulo circulou em 27 de março de 1968, na linha Praça da Sé - Santo Amaro, deixando saudades.

Frota Patrimonial em 31/12/1961

036        Abertos pequenos
051        Abertos grandes
168        Camarão           
075        Centex (Central-exit), ex-New York
015        Reboques pequenos
006        Reboques Fechados

351        Total


Bonde Centex na Avenida São João em 1962 numa propaganda da Rhodia

Ex-CMTC doado para o primeiro parque Infantil da cidade de Sumaré (SP). Coleção Werner Keifer.




Galeria

Bondes em tráfego

1948        438
1960        255

Número de linhas

1948        60
1960        46

Extensão fio de contato (Km)

1960        226

Depósitos

Alameda Glette, 11.117 m²
Braz, 10.150 m²
Villa Mariana, 8.816 m²


REFERÊNCIAS:

Eletricidade. Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1937. p.302.

Novas linhas de bonde da CMTC. Diário da Noite. São Paulo. 04 setembro 1953. p.2.

Campanha de descrédito para destruir a CMTC. Diário da Noite. São Paulo. 27 outubro 1955. p.6.

ZADRA, Newton. Vila Prudente do Bonde a Burro ao Metrô. 2010. p.53. 

Página lançada em 22 de setembro de 2018.

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