Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro
1885 - 1900
Histórico
Em 25 de abril de 1880, a Lei Provincial nº 121 autorizou o empresário Alberto Kuhlmann a construir uma linha de bonde de tração animal entre o Centro e Santo Amaro. A linha deveria começar na rua da Liberdade, onde terminava a linha da Companhia Carris de Ferro.
Correio Paulistano,15/06/1883
Correio Paulistano, 31/08/1884
Correio Paulistano, 28/01/1885, p.3
A linha com 19,1 Km de extensão, tração a vapor e bitola de 1,05m, a mesma da Carris de Ferro, foi inaugurada em 24 de janeiro de 1885. A passagem custava 700 réis, de tão cara só foi reajustada em 1947 quando a linha foi assumida pela CMTC.
Em 31 de janeiro de 1885, a linha da primeira seção entre a rua de São Joaquim e a Villa Mariana, transporta 1.004 passageiros. Em 3 de maio do mesmo ano foram 2.020 passageiros.
Correio Paulistano, 20/12/1885, p.3
Locomotiva Krauss da Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro na estação do Encontro, localizada no bairro do Jabaquara. Foto Coleção Museu Virtual do Transporte da SPTrans.
Em 1886, o bonde de tração a vapor para Santa Amaro tinha o seguinte itinerário: rua São Joaquim, rua Vergueiro, Domingos de Morais, Avenida Jabaquara até a Igreja de São Judas Tadeu (estação do Encontro) onde a locomotiva era reabastecida, seguindo para a Volta Redonda na atual Avenida Santo Amaro, São José, 9 de Julho até o ponto final na Praça Santo Amaro.
Em 15 de março de 1900, em liquidação forçada, todos os bens da Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro foram adquiridos por 155:000$000 em leilão de lote único, pela São Paulo Railway Light and Power Company Limited, incluindo a concessão da linha de 21 Km de extensão.
Correio Paulistano, 05/07/1903
Correio Paulistano, 15/06/1913
REFERÊNCIAS:
Carris de Ferro de Santo Amaro. Correio Paulistano. São Paulo. 16 março 1900. p.1.
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