sábado, 9 de setembro de 2023

CCFSP a S.A.

Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro
1885 - 1900

Histórico

Em 25 de abril de 1880, a Lei Provincial nº 121 autorizou o empresário Alberto Kuhlmann a construir uma linha de bonde de tração animal entre o Centro e Santo Amaro. A linha deveria começar na rua da Liberdade, onde terminava a linha da Companhia Carris de Ferro.


Correio Paulistano,15/06/1883

Correio Paulistano,11/09/1883

Correio Paulistano, 31/08/1884

Correio Paulistano, 23/01/1885, p.3

Correio Paulistano, 28/01/1885, p.3


A linha com 19,1 Km de extensão, tração a vapor e bitola de 1,05m, a mesma da Carris de Ferro, foi inaugurada em 24 de janeiro de 1885. A passagem custava 700 réis, de tão cara só foi reajustada em 1947 quando a linha foi assumida pela CMTC.

Em 31 de janeiro de 1885, a linha da primeira seção entre a rua de São Joaquim e a Villa Mariana, transporta 1.004 passageiros. Em 3 de maio do mesmo ano foram 2.020 passageiros.


Correio Paulistano, 20/12/1885, p.3

Correio Paulistano, 17/01/1886, p.3

Locomotiva Krauss da Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro na estação do Encontro, localizada no bairro do Jabaquara. Foto Coleção Museu Virtual do Transporte da SPTrans. 

Estação do Encontro

Correio Paulistano, 23/05/1886, p.4


Em 1886, o bonde de tração a vapor para Santa Amaro tinha o seguinte itinerário: rua São Joaquim, rua Vergueiro, Domingos de Morais, Avenida Jabaquara até a Igreja de São Judas Tadeu (estação do Encontro) onde a locomotiva era reabastecida, seguindo para a Volta Redonda na atual Avenida Santo Amaro, São José, 9 de Julho até o ponto final na Praça Santo Amaro.


Correio Paulistano, 21/06/1891, p.3

Almanak do Estado de São Paulo para 1897

Lavoura e Commercio, 15/03/1900, p.3

Estação da Villa Mariana em 1900


Em 15 de março de 1900, em liquidação forçada, todos os bens da Companhia Carris de Ferro São Paulo a Santo Amaro foram adquiridos por 155:000$000 em leilão de lote único, pela São Paulo Railway Light and Power Company Limited, incluindo a concessão da linha de 21 Km de extensão.


Correio Paulistano, 05/07/1903

Correio Paulistano, 15/06/1913

Inauguração do bonde elétrico para Santo Amaro
Correio Paulistano, 08/07/1913, p.2


REFERÊNCIAS:

Carris de Ferro de Santo Amaro. Correio Paulistano. São Paulo. 16 março 1900. p.1.

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