Companhia de Bondes de Sant´Anna
Companhia São Paulo Constructora
1890 - 1907
Histórico
A Companhia São Paulo Constructora funcionou entre agosto de 1890 e maio de 1907, explorando uma linha de bonde de tração animal entre a Ponte Pequena e o Alto de Sant´Anna, encerrando suas operações ao ser incorporada a The São Paulo Tramway Light & Power Co.Ltd.
Em 7 de agosto de 1890, o senhor Antônio José Pontes, diretor da Companhia São Paulo Construtora, firmou com a municipalidade o privilégio para a construção e operação de uma linha de ferro-carril entre a Ponte Grande e o arrabalde de Sant´Anna.
Com a inauguração do Tramway da Cantareira, ainda em 1893, a linha perdeu passageiros.
Em 1896, a companhia era concessionária da linha Ponte Grande-Sant´Anna. Por acordo com a Companhia Viação Paulista os carros partiam do Largo do Rosário no centro da cidade.
Em 1902, a companhia em dificuldades financeiras, operava com apenas 2 carros em mau estado de conservação, 2 cocheiros, 2 conductores e 18 animais.
Bonde para Santana em 1900
Estação do Areal em 1905
Em maio de 1907, circula o último bonde da Empresa de Bonds de Sant’Ana, após revolta popular com quebra-quebra devido ao mal serviço prestado. Foi a última linha de bonde de tração animal a circular na cidade. Em 27 de maio de 1907 o patrimônio da empresa foi incorporado à Light.
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