sábado, 9 de setembro de 2023

Sant´Anna

Companhia de Bondes de Sant´Anna
Companhia São Paulo Constructora

1890 - 1907

Histórico

A Companhia São Paulo Constructora funcionou entre agosto de 1890 e maio de 1907, explorando uma linha de bonde de tração animal entre a Ponte Pequena e o Alto de Sant´Anna, encerrando suas operações ao ser incorporada a The São Paulo Tramway Light & Power Co.Ltd.


Correio Paulistano, 20/04/1886, p.3


Em 7 de agosto de 1890, o senhor Antônio José Pontes, diretor da Companhia São Paulo Construtora, firmou com a municipalidade o privilégio para a construção e operação de uma linha de ferro-carril entre a Ponte Grande e o arrabalde de Sant´Anna. 


Correio Paulistano, 24/09/1891

Correio Paulistano, 01/06/1892

Correio Paulistano, 29/04/1893


Com a inauguração do Tramway da Cantareira, ainda em 1893, a linha perdeu passageiros. 


Em 1896, a companhia era concessionária da linha Ponte Grande-Sant´Anna. Por acordo com a Companhia Viação Paulista os carros partiam do Largo do Rosário no centro da cidade.

Em 1902, a companhia em dificuldades financeiras, operava com apenas 2 carros em mau estado de conservação, 2 cocheiros, 2 conductores e 18 animais. 


Correio Paulistano, 24/05/1903

Correio Paulistano, 05/06/1903

Correio Paulistano, 02/08/1903

Bonde para Santana em 1900

Estação do Areal em 1905

Correio Paulistano, 24/01/1907


Em maio de 1907, circula o último bonde da Empresa de Bonds de Sant’Ana, após revolta popular com quebra-quebra devido ao mal serviço prestado. Foi a última linha de bonde de tração animal a circular na cidade. Em 27 de maio de 1907 o patrimônio da empresa foi incorporado à Light.

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