A capital paulista foi a 11ª cidade brasileira a dispor de bonde de tração animal e a 4ª de bonde elétrico. O sistema de ferro-carril (1872-1968) foi operado pelas seguintes empresas:
Mapa - Bondes de Tração Animal e a Vapor de São Paulo
Mapa - Bondes Elétricos de São Paulo
Vídeo - Carris de São Paulo entre 1872 e 1900
Vídeo - Evolução da Rede de Bondes Elétricos de São Paulo
Rede dos Bondes Elétricos de São Paulo (1900-1968)
Clique na imagem para ampliar
Passageiros Transportados
1872 55.676
1873 164.255
1874 175.501
1875 178.896
1876 203.947
1877 320.839
1878 480.762
1879 558.486
1880 817.774
1917 58.619.758
1918 58.455.792
1919 70.697.355
1920 86.414.566
1921 97.292.923
1922 111.955.073
1923 124.815.804
1924 128.950.062
1925 141.190.025
1926 158.920.915
1927 169.516.025
1948 383.563.461
1960 157.465.717
Em 10 de novembro de 2023, foi criado um grupo de trabalho para implantação do VLT no centro da cidade.
Em 25 de janeiro de 2024, nas comemorações do aniversário da capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes lançou uma consulta pública, por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse, para a elaboração de projetos, levantamentos e estudos de viabilidade de duas linhas de VLT no centro da cidade. Os veículos deveriam ser movidos a hidrogênio.
Divulgação Prefeitura
Em 30 de janeiro de 2025, a prefeitura de São Paulo foi autorizada a abrir licitação para contratação dos serviços técnicos especializados de engenharia para a elaboração de projetos relacionados à implantação do VLT no Centro de São Paulo, incluindo:
Projeto Básico de Material Rodante
Projeto Básico de Tecnologia, Sistemas Embarcados e Informação
Projeto Básico de Eletromecânica
REFERÊNCIAS:
A Light inaugura. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 05 dezembro 1908. p.3.
No 29º anniversario da inauguração dos bondes electricos em São Paulo. Light. Rio de Janeiro. Maio 1929. p.23.
Eletricidade. Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1937. p.302.
ZADRA, Newton. Vila Prudente do Bonde a Burro ao Metrô. 2010. p.53.
Nenhum comentário:
Postar um comentário