sábado, 9 de setembro de 2023

Sumário

A capital paulista foi a 11ª cidade brasileira a dispor de bonde de tração animal e a 4ª de bonde elétrico. O sistema de ferro-carril (1872-1968) foi operado pelas seguintes empresas:


Mapa - Bondes de Tração Animal e a Vapor de São Paulo
Mapa - Bondes Elétricos de São Paulo

Vídeo - Carris de São Paulo entre 1872 e 1900
Vídeo - Evolução da Rede de Bondes Elétricos de São Paulo


Rede dos Bondes Elétricos de São Paulo (1900-1968)
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Rede dos Bondes de Tração Animal e a Vapor de São Paulo (1872-1907) 
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Passageiros Transportados

1872                 55.676
1873               164.255
1874               175.501
1875               178.896
1876               203.947
1877               320.839
1878               480.762
1879               558.486
1880               817.774
1917          58.619.758
1918          58.455.792
1919          70.697.355
1920          86.414.566
1921          97.292.923
1922        111.955.073
1923        124.815.804
1924        128.950.062
1925        141.190.025
1926        158.920.915
1927        169.516.025
1948        383.563.461
1960        157.465.717


Em 10 de novembro de 2023, foi criado um grupo de trabalho para implantação do VLT no centro da cidade.

Em 25 de janeiro de 2024, nas comemorações do aniversário da capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes lançou uma consulta pública, por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse, para a elaboração de projetos, levantamentos e estudos de viabilidade de duas linhas de VLT no centro da cidade. Os veículos deveriam ser movidos a hidrogênio.


Divulgação Prefeitura


REFERÊNCIAS:

A Light inaugura. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 05 dezembro 1908. p.3.

No 29º anniversario da inauguração dos bondes electricos em São Paulo. Light. Rio de Janeiro. Maio 1929. p.23.

Eletricidade. Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1937. p.302.

ZADRA, Newton. Vila Prudente do Bonde a Burro ao Metrô. 2010. p.53.

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