segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Bom Retiro a Bella Vista

Companhia Ferro Carril do Bom Retiro a Bella Vista
Companhia Ferro Carril de São Paulo

Histórico

Em dezembro de 1886, a Câmara Municipal celebrou o contrato com o engenheiro Fernand Dumoulin para a construção de uma linha de bonde entre os bairros do Bom Retiro e Bella Vista passando pelo centro da cidade. A companhia inaugurou sua primeira linha em agosto de 1891, ligando a rua Boa Vista à rua das Palmeiras.


Correio Paulistano, 25/01/1887


Em 1889, a Assembléa Provincial decretou e o presidente da província sancionou a Lei nº 18 de 18 de fevereiro de 1889 concedendo o privilégio a Victor Nothmann e Fernand Dumoulin para o estabelecimento de uma linha de bonds com direção aos bairros da Bella Vista e Bom Retiro, ficando reservada a preferência em favor da Companhia Carris de Ferro. Não tendo a referida companhia requerido sua preferência, o governo provincial celebrou o contrato com os senhores V.Nothmann e F.Dumoulin em 4 de abril do mesmo ano. Em fevereiro de 1890, formou-se a Companhia Ferro Carril de São Paulo que adquiriu os direitos de F.Dumoulin e V.Nothmann. 

Em 4 dezembro de 1890, foi iniciado o assentamento dos trilhos. A primeira linha foi inaugurada em 3 de agosto de 1891 ligando a rua da Boa Vista ao bairro das Palmeiras. A segunda linha, para o bairro da Bella Vista, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891.

Correio Paulistano, 12/03/1891


Em 12 de março de 1891, foram inaugurados os primeiros trechos das linhas do Bom Retiro e da Consolação.


Correio Paulistano, 20/03/1891

Correio Paulistano, 28/05/1891

Correio Paulistano, 19/06/1891

Em 3 de agosto de 1891, foi inaugurada a linha das Palmeiras, com o seguinte itinerário: rua Boa Vista, esquina com Imperatriz, Largo de São Bento, rua São José (atual Libero Badaró, Ladeira de São João, rua do Seminário, Travessa do Paysandú, Largo do Paysandú, rua de São João, Conselheiro Nébias, rua do General Ozório, Alameda Barão de Limeira, Alameda Eduardo Prado, rua Barra Funda, rua Lopes de Oliveira e rua das Palmeiras até quase a Barra Funda.


Correio Paulistano, 12/12/1891


Em 8 de dezembro de 1891, foi inaugurada a segunda seção da linha da Bella Vista. 


Linhas da Companhia Ferro Carril em 1891

Bom Retiro
Consolação
Palmeiras
Bella Vista


Relatório da Companhia Ferro Carril de São Paulo
Correio Paulistano, 01/04/1892


Em 23 de agosto de 1892 a linha da Consolação foi prolongada até a Avenida Paulista.


Correio Paulistano, 23/08/1892

Correio Paulistano, 20/10/1892


Em 6 de novembro de 1892, em cerimônia com a presença do governador do estado, foi inaugurado o Viaducto do Chá.


Correio Paulistano, 11/11/1892


Em 1893, as duas companhias de bonde que exploravam o sistema de transporte coletivo da cidade, a Companhia Viação Paulista e a Companhia Ferro Carril  se consorciam.


Correio Paulistano, 07/02/1893

Correio Paulistano, 08/02/1893


REFERÊNCIAS:

Serviço Postal. Correio Paulistano. São Paulo. 23 dezembro 1886. p.1.

Ferro Carril de São Paulo. Correio Paulistano. São Paulo. 08 dezembro 1891. p.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário