sábado, 9 de setembro de 2023

Light

The São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited
1900 - 1947

Antecedentes

Em 15 de junho de 1897, foi concedido, por quarenta anos, a Francisco Antônio Glauco e Antonio Augusto de Souza, o privilégio para a execução de serviços de viação por eletricidade na cidade de São Paulo. A primeira linha deveria partir da rua 25 de Março em direção à Freguesia da Penha de França. A segunda linha partiria do mesmo ponto em direção ao bairro de Água Branca, com prolongamentos.

A Light

Em 7 de abril de 1899 foi fundada na cidade de Toronto, província de Ontário, no Canadá, a The São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited, autorizada a funcionar no Brasil em 17 de julho de 1899 através do Decreto nº 3349, sancionado
 pelo presidente da república M.Ferraz Campos Salles Severino Vieira. Em 13 de dezembro de 1899, o nome oficial da companhia foi alterado para The São Paulo Railway, Light and Power Company Limited.


Correio Paulistano, 31/05/1899

Correio Paulistano, 17/06/1899

Correio Paulistano, 22/06/1899

Correio Paulistano, 14/07/1899

Correio Paulistano, 19/07/1899

Correio Paulistano, 11/08/1899

Correio Paulistano, 21/09/1899


Em 9 de outubro de 1899, a Light assumiu os contratos de Glauco e Sousa e o respectivo privilégio de eletrificação do sistema de carris da cidade de São Paulo.

Em 6 de junho de 1899, foram encomendados à empresa norte-americana J.G. Brill, de Philadelphia, 15 bondes abertos de 9 bancos, os primeiros bondes construídos por essa empresa para o Brasil.

A usina de força dos bondes da Light se localizava na rua Monsenhor Andrade e o depósito dos veículos na Alameda Barão de Limeira. A partir de 1901 a energia para funcionamento dos bondes foi fornecida pela usina hidrelétrica do rio Parnaíba, localizada a 20 milhas de São Paulo.


Correio Paulistano, 09/02/1900


Em 15 de março de 1900, a Light adquire em leilão por 155 contos de réis a massa falida da Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro, incluindo 21 km de linhas, material rodante, terrenos, entre outros bens.


Obras de assentamento dos trilhos na Alameda Barão de Limeira em 1900, vista sentido Alameda Nothmann


Correio Paulistano, 11/04/1900


Inauguração

Antes mesmo do prazo fixado, em 7 de maio de 1900, com grande regozijo popular, a Light inaugura sua primeira linha de bonde elétrico entre o Largo de São Bento e a Alameda Barão de Limeira, nos Campos Elyseos, em cerimônia com a presença do presidente da república, Rodrigues Alves. A cidade de São Paulo contava com 240 mil habitantes. 

A viagem inaugural teve o seguinte itinerário: Alameda Barão de Limeira, rua General Osório, rua Santa Ephigenia, Largo de Santa Ephigenia, rua do Seminário, rua Formosa, rua São João, rua Libero Badaró e Largo de São Bento.

A linha completa aberta ao público até a Barra Funda tinha o seguinte itinerário: Largo de São Bento, rua Líbero Badaró, rua de São João, rua Seminário, rua Santa Ephigenia, rua General Osório, Alameda Barão de Limeira, Alameda Eduardo Prado, rua Barra Funda, rua Lopes de Oliveira, rua das Palmeiras, rua Sebastião Pereira, Largo do Arouche, rua do Arouche, Praça da República, rua 7 de Abril, rua 11 de Junho, rua Barão de Itapetininga, Viaducto, rua Direita, rua 15 de Novembro, rua do Rosário, rua Boa Vista até o ponto final no Largo de São Bento. 

Os novos bondes, num total de 15 unidades, tinham 9,43 metros de comprimento, 2,40 metros de largura, e capacidade para 45 passageiros sentados em 9 bancos. Os 15 primeiros bondes foram numerados de 1 a 29 em números ímpares.


Inauguração da primeira linha de bonde eléctrico
Correio Paulistano, 08/05/1900


A cidade de São Paulo foi a quarta cidade do país a dispor de bonde elétrico, atrás do Rio de Janeiro (1892), São Salvador da Bahia (1897) e Manaus (1899).


Inauguração do bonde elétrico em 7 de maio de 1900

Em 13 de maio de 1900 foi inaugurado o primeiro trecho da segunda linha de bonde elétrico, ligando o Largo São Bento ao Bom Retiro, via Alameda Barão de Piracicaba, com intervalos de 10 minutos e o seguinte itinerário: Largo de São Bento, rua Líbero Badaró, rua de São João, rua Seminário, Ladeira de Santa Ephigenia, rua Santa Ephigenia, rua Duque de Caxias, Alameda Barão de Piracicaba, Alameda Nothmann, rua Silva Pinto e rua dos Italianos. Volta pelo mesmo itinerário.

Dias depois, a Light solicitou à prefeitura autorização para reservar os três primeiros bancos dos bondes para os passageiros não fumantes. 


Rua de São João


Em 27 de maio de 1900 foi inaugurado o primeiro trecho da linha da Vila Buarque. Os carros trafegavam somente até a rua Marquês de Itu esquina com a rua Amaral Gurgel. O segundo trecho, até o final da rua Maranhão, foi entregue em 22 de setembro de 1900. A linha passou a contar com o seguinte itinerário: Largo de São Bento, Líbero Badaró, Viaducto, Barão de Itapetininga, rua 11 de Junho (atual Doutor José de Barros), rua 7 de Abril, Praça da República, rua Marquês de Itu, rua Amaral Gurgel, rua Major Sertório, rua Itambé e rua Maranhão, com ponto final no final da rua. Volta pelas mesmas ruas até o Viaducto, seguindo pelas ruas Direita, 15 de Novembro, do Rosário, Boa  Vista e Largo de São Bento.

Em 17 de junho de 1900, foi inaugurada a linha da Avenida Paulista, após duras batalhas judiciais e campais com a Companhia Viação Paulista, que não permitia o cruzamento de seus trilhos pelas linhas da Light. A linha tinha o seguinte itinerário: Largo do Ouvidor, Largo de São Francisco, Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Avenida Paulista, com ponto final na esquina da rua Augusta.


Correio Paulistano, 17/06/1900

Linha dupla do bonde elétrico da Light na Avenida Paulista ao lado da linha
 singela do bonde de tração animal da Viação Paulista


Em 24 de junho de 1900 foi inaugurada a linha da Consolação, com o seguinte itinerário: Largo de São Bento, rua Líbero Badaró, Ladeira do Doutor Falcão, Largo da Memória, rua da Consolação e Avenida Paulista, com ponto final na esquina da rua Augusta. Aguardava-se a remoção dos trilhos da Viação Paulista para que a linha fosse transformada em circular.


Correio Paulistano, 24/06/1900


Em junho de 1900, a Light encomenda mais 50 bondes elétricos para se juntarem aos 15 de sua frota patrimonial.

Em setembro de 1900, a Light apresentou as plantas da linha para o bairro da Bella Vista, sendo aprovadas pela secção de obras da Câmara Municipal.

Em 22 de novembro de 1900, foi inaugurada a linha circular Bom Retiro via Brigadeiro Tobias com o seguinte itinerário: Largo de São Bento, Líbero Badaró, São João, Formosa, Seminário, Brigadeiro Tobias, Viaducto da São Paulo Railway, Largo do Jardim, Avenida Tiradentes, rua Ribeiro de Lima, Largo Visconde de Congonhas, rua Três Rios, rua Alegre da Luz, rua Guarany, rua Capitão Matarazzo e rua Tocantins. Volta pela rua Júlio Conceição, rua Anhaia, Alameda Nothmann, Alameda Barão de Piracicaba, Duque de Caxias, rua de Santa Ephigenia, Largo de Santa Ephigenia, Ladeira de Santa Ephigenia, rua do Seminario, rua Formosa, Ladeira de São João, rua Líbero Badaro e Largo de São Bento. A linha Barão do Bom Retiro, inaugurada em 13/05/1900, foi prolongada e transformada em circular passando a fazer o itinerário inverso.

Em 30 de novembro de 1900, inauguração da linha Circular, ligando a Praça do Patriarca à Avenida Paulista. Em 31 de dezembro de 1900, inauguração do bonde elétrico para o bairro do Brás.

Em 31 de dezembro de 1900, foi inaugurada linha do Braz, com o seguinte itinerário: Largo do Thesouro (atual rua do Tesouro), rua General Carneiro, rua 25 de Março, Ponte e Aterrado do Carmo, Avenida Rangel Pestana e Avenida Intendência (atual Celso Garcia) com ponto final na esquina da rua Saldanha Marinho.

No final de 1900 a Light contava com 24 km de linhas eletrificados e 25 bondes elétricos. 


Inauguração da linha para a Penha em 1901 no Largo do Theatro
quando a capital paulista era mais portuguesa


Em 9 de fevereiro de 1901, a Light inaugura a linha de bonde eléctrico para a Água Branca, com o seguinte itinerário: Largo de São Bento, rua Libero Badaró, rua de São João, rua do Seminario, rua de Santa Ephigenia, rua General Osório, Alameda Barão de Limeira, Alameda Eduardo Prado, rua Barra Funda, rua Lopes de Oliveira, rua das Palmeiras e Avenida Água Branca até a Lapa.


Correio Paulistano, 02/08/1901

Correio Paulistano, 17/11/1901

Correio Paulistano, 28/11/1901


Em janeiro de 1902, é inaugurada a linha Ponte Grande-Liberdade. Em janeiro do ano seguinte o bonde elétrico chega ao Ypiranga.


Correio Paulistano, 28/11/1902


Em fevereiro de 1902, foi iniciada a construção da linha para o Cemitério de Araçá na Villa Cerqueira César. A linha foi aberta ao tráfego em 12 de março de 1902.


Assentamento dos trilhos da linha Araçá na Avenida Municipal
atual Avenida Doutor Arnaldo em 1902, substituindo a linha de bonde de tração animal construída em 1899

Mapa da Avenida Municipal de 1907
Para ampliar clique na imagem


Em 19 de maio de 1902, foi inaugurado o primeiro trecho da linha para o Ypiranga, ligando o Largo da Sé ao Largo de São Paulo com o seguinte itinerário: Largo da Sé, rua da Esperança, Largo 7 de Setembro, rua da Glória e Largo de São Paulo, onde era feita baldeação para os bondes de tração animal para o Cambucy e Ypiranga. Em 16 de junho de 1902 a linha foi prolongada pela rua da Glória até a esquina da rua de São Joaquim. Em 2 de março de 1903 finalmente a linha foi prolongada até o Ypiranga.

Em maio de 1902, circularam os últimos bondes de tração animal no bairro de Campos Elyseos.


Correio Paulistano, 27/05/1902


Em 5 de junho de 1902, foi inaugurada a linha Barra Funda via rua Tymbiras com o seguinte itinerário: Largo de São Bento, Líbero Badaró, Viaducto, Barão de Itapetininga, Praça da República, Travessa Aurora, rua dos Tymbiras,  Conselheiro Nébias, Alameda Barão de Limeira e Alameda Eduardo Prado até a esquina da rua Victorino Carmillo. Volta pelo mesmo itinerário.

Em junho de 1902, a Light aguardava a entrega de 20 novos bondes elevando sua frota para 85 unidades.


Largo do Rosário em 1902

Rua São Bento em janeiro de 1902


Algumas linhas da Light em 1902

Liberdade - Ponte Grande
Avenida Paulista, via Consolação
Avenida Paulista, via Brigadeiro Luís Antônio
Barra Funda, via Santa Ephigênia
Barra Funda, via Viaducto
Água Branca, via rua Santa Ephigenia
Água Branca, via rua das Palmeiras
Hygienopolis
Bom Retiro, via Jardim da Luz
Braz (atual Belenzinho)
Araçá


Correio Paulistano, 11/01/1903


Em fevereiro de 1903, a Light solicitou a implantação de um ramal de bonde elétrico na rua Dona Maria Marcolina, prolongada pela rua Silvia Telles até a rua Bresser, com ponto final na antiga linha de bonde de tração animal.


Correio Paulistano, 10/02/1903

Correio Paulistano, 12/02/1903

Correio Paulistano, 13/02/1903

Correio Paulistano, 02/06/1903

Correio Paulistano, 25/06/1903

Relatório da Prefeitura
Correio Paulistano, 04/07/1903, p.2


Linhas em fevereiro de 1903

Cambucy
Liberdade
Villa Mariana
Avenida Paulista, via Consolação
Avenida Paulista, via Brigadeiro Luís Antônio
Araçá
Maranhão (Hygienopolis)
Villa Buarque
Água Branca
Perdizes
Barra Funda, circular
Barra Funda, via Conselheiro Nébias
Bom Retiro
Ponte Grande
Immigrantes
Paraíso
Braz
Pary
Villa Mariana - Santo Amaro (a vapor)


Em 1902 dois bondes faziam o serviço de transporte de malas do correio entre a administração central e as diversas estações das estradas de ferro. Foto de 1903.


Correio Paulistano, 18/02/1903


Em julho de 1903, a Light solicita à Prefeitura a ligação da linha de bondes do Bom Retiro à Barra Funda.


Correio Paulistano, 24/09/1903

Correio Paulistano, 24/11/1903

Correio Paulistano, 27/11/1903

Correio Paulistano, 12/12/1903


Obras de implantação dos trilhos na Avenida Rangel Pestana 
com a rua 25 de março em 1903

Rua 25 de Março na altura da ponte da Avenida Rangel Pestana

Avenida Rangel Pestana com rua 25 de Março em 1917


Em junho de 1904, a Light solicita à Câmara Municipal a desapropriação de um terreno junto à Estrada da Intendência na Penha, atual Avenida Celso Garcia na altura da rua Guaiaúna, para a construção de um retorno para sua linha de bonde elétrico.


Correio Paulistano, 22/03/1904

Correio Paulistano, 13/07/1904


Em outubro de 1904, a Light solicita o prolongamento de sua linha da rua Bresser (esquina com rua Almirante Barroso) até a Avenida da Intendência, atual Avenida Celso Garcia.


Correio Paulistano, 11/02/1905


Em abril de 1905, o vereador Cândido Motta, através da Câmara Municipal, solicita à Light o prolongamento de suas linhas até o bairro de Pinheiros pela rua Teodoro Sampaio. O ramal com 2,400 Km de extensão ligando o Cemitério de Araçá ao Largo dos Pinheiros, só foi inaugurado em dezembro de 1908.

Mapa - Planta Geral da Cidade de São Paulo de 1905


Correio Paulistano, 19/10/1905

Correio Paulistano, 01/02/1906


Algumas linhas em março de 1906

Maranhão
Barra Funda, via Santa Ephigenia
Barra Funda, via Palmeiras
Santa Cecília, via Consolação
Santa Cecília, via Luz
Bom Retiro, via Santa Ephigenia
Bom Retiro, via Brigadeiro Tobias
Perdizes
Avenida, via Consolação
Braz
Penha
Piratininga

Em abril de 1906, a Light solicita a duplicação da linha no bairro da Barra Funda, no trecho entre a rua Lopes de Oliveira e o Largo de Perdizes, tendo o pedido deferido.

Em maio de 1906, os moradores da Villa Deodoro, reclamavam da extinção da linha de bonde de tração animal que ligava a Villa Mariana ao Cambucy passando pelo bairro. A Light que ficou concessionária do serviço ao encampar a Companhia Viação Paulista suprimiu a linha e não se interessou em eletrificá-la.


Correio Paulistano, 29/06/1906

Camara Municipal, Seção Ordinária de 25/08/1906
Correio Paulistano, 26/08/1906

Correio Paulistano, 29/09/1906

Correio Paulistano, 06/10/1906

Correio Paulistano, 14/11/1906

Largo da Sé em 1906

Correio Paulistano, 19/02/1907


Em 1907, foi eletrificada a última linha de bonde de tração animal da cidade de São Paulo, ligando a Ponte Grande ao bairro de Sant´Anna.


São Paulo em 1907

Correio Paulistano, 08/03/1907

Correio Paulistano, 01/06/1907

Correio Paulistano, 30/08/1907

Correio Paulistano, 05/10/1907

Correio Paulistano, 28/10/1907

Correio Paulistano, 28/01/1908

Correio Paulistano, 04/03/1908

Correio Paulistano, 10/06/1908

Em 12 de outubro de 1908, foi inaugurado o bonde elétrico para Sant´Anna.

Linhas da Light em 1908

Largo de São Bento - Barra Funda, via Santa Ephigenia
Largo de São Bento - Barra Funda, via Palmeiras
Largo de São Bento - Villa Buarque, via Consolação
Largo de São Bento - Villa Buarque, via Arouche
Largo de São Bento - Bom Retiro, via Brigadeiro Tobias
Largo de São Bento - Bom Retiro, via Santa Ephigenia
Largo de São Bento - Alameda Nothmann, via Santa Ephigenia
Largo de São Bento - Alameda Nothmann, via Aurora
Largo de São Bento - Avenida Paulista, via Consolação
Largo de São Bento - Avenida Paulista, via Santo Amaro
Largo de São Bento - Perdizes
Largo de São Bento - rua Maranhão
Largo de São Bento - Araçá, via Cerqueira César
Largo de São Bento - Água Branca e Lapa, via Santa Ephigenia
Largo de São Bento - Água Branca e Lapa, via Palmeiras
Largo do Thesouro - Braz
Largo do Thesouro - Mooca
Largo do Thesouro - Pary
Largo do Thesouro - Ypiranga
Largo do Thesouro - São Caetano
Largo do Thesouro - Piratininga
Largo do Thesouro - Estação do Norte
Largo da Sé - Villa Mariana
Largo da Sé - Cambucy
Liberdade - Ponte Grande
Rua Libero Badaró - Paraíso
Villa Mariana - Santo Amaro (trens)


Linhas e itinerário dos bondes da Light
Almanak Henaud para 1909


Em 1909, início da numeração das linhas de bonde e do estabelecimento da tarifa de 200 réis, que permaneceu inalterada até o ano de 1947.

Em 1909, inauguração da linha de bonde elétrico Fábrica, ligando o centro da cidade à fábrica de Nami Jafet no bairro do Ipiranga.

Em 1910, a Light contava com 197 bondes de passageiros, 34 de cargas e 9 para malas do correios.


Largo de São Bento por volta de 1910


Correio Paulistano, 13/04/1911

Bairro do Bom Retiro
Correio Paulistano, 13/04/1911

Correio Paulistano, 23/04/1911

Correio Paulistano, 28/05/1911

Correio Paulistano, 29/08/1911


Em primeiro de setembro de 1911, foi inaugurada o ramal das ruas Paula Souza, Santa Rosa e Benjamin de Oliveira, ligando a rua Florencio de Abreu ao ramal existente da rua Monsenhor Andrade.


Correio Paulistano, 02/11/1911

Correio Paulistano, 05/11/1911

Correio Paulistano, 17/12/1911
Amplia

Largo da Sé em 1911

Largo da Sé por volta de 1911

Correio Paulistano, 02/04/1912

Correio Paulistano, 08/05/1912


Em 19 de julho de 1912, é inaugurada a linha de bonde elétrico da Vila Prudente.


Correio Paulistano, 16/07/1912


Em 13 de setembro de 1912, foi inaugura a linha da Avenida Angélica.


Correio Paulistano, 10/09/1912

Bonde na rua Seminário e início das obras de construção 
do Viaducto Santa Ephigenia

Inauguração do bonde elétrico para Santo Amaro
Correio Paulistano, 08/07/1913, p.2

Correio Paulistano, 13/03/1914

Correio Paulistano, 08/09/1915
Amplia


Entre 1915 e 1917, em função da primeira guerra mundial, diminui-se a construção de novas linhas pela impossibilidade de importação de equipamentos. Em 1920, mesmo após o fim da guerra, a população da Zona Norte solicitava o prolongamento da linha de Sant´Anna para os populosos bairros da Água Fria e Barro Branco, beneficiando os moradores do Mandaqui, Tremembé, Cantareira, Villa Albertina, Cachoeira, Guapira, Villa Mazzei, Parada Ingleza e Tucuruví.


Largo da Sé em 1916

Rua São Bento em 1911

Depósito dos bondes da Villa Mariana em 1912

Linha de Pinheiros

Antigo viaduto do Chá em 1910

Avenida São João por volta de 1910

Rua São Caetano, esquina com Tiradentes, na década de 1910


Viaduto Santa Ephigenia por volta de 1915

Viaduto Santa Ephigenia em 1916

Vale do Anhangabaú na década de 1910

Viaduto do Chá na década de 1910

Rua Barão de Itapetininga na década de 1910
Coleção  AHSP/ Antonio M.Rudolf.



Correio Paulistano, 05/05/1911

Bonde com destino à Liberdade na rua São Bento em 1911


Em 10 agosto de 1912, é inaugurada a linha da Villa Prudente.

Em 1913 foi inaugurada a nova linha para Santo Amaro com tração elétrica e o seguinte itinerário: Largo da Sé, rua da Liberdade, rua Vergueiro, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, Avenida Ibirapuera, Vereador José Diniz, Avenida Adolfo Pinheiro e Largo 13 de Maio.


Vaduto de Santa Ephigenia inaugurado em julho de 1913

Bondes Elétricos da Light em 1913


Linhas de bonde em 1914

01            Paula Souza
02            Braz
03            Avenida
04            Ypiranga
05            Paraizo
06            Penha
07            São João
08-10       Mooca
09-11       Santa Cecília
12-14       Bresser
13            Barra Funda
15-17       Alameda Glete
16            Posto Zootécnico
18            São Caetano
19            Perdizes
20            Fábrica
21-23       Bom Retiro
22            Cambucy
24            Belém
25            Hygienópolis
26            Avenida Grande
28            Jardim da Aclimação
29            Pinheiros
30            Bosque da Saúde
33-33       Campos Elyseos
32            Vila Prudente
35            Lapa
36-38       Avenida Angélica
39            Ponte Grande
40            Vila Mariana
41            Tamandaré
43            Sant´Anna
45            Rua Augusta
47            Matadouro
48-51       Duque de Caxias
53            Oriente
55-57       Alameda Nothmann
                Araçá (Cemitério)
                Estação Nova
                Santo Amaro

Fonte: Reconstituição da Memória Estatística da Grande São Paulo. 1983. Emplasa. Volume 2.


Teatro São José e o Viaduto do Chá em 1914

Avenida São João em 1916

Antiga estação de cargas de Santo Amaro na Avenida Adolfo Pinheiro em 1916
Foto Coleção FES alosaopaulo

Rua Libero Badaró em 1916

Avenida Paulista em 1918

Largo 13 de Maio em Santo Amaro em maio de 1920


Em 14 de fevereiro de 1921, foi inaugurada a linha Largo de São Bento - Parque Antarctica, aproveitando a rede existente, com o seguinte itinerário: Largo de São Bento, São João, Conselheiro Chrispiniano, Barão de Itapetininga, Praça da República, rua do Arouche, Largo do Arouche, rua Sebastião Pereira, rua das Palmeiras e Avenida Água Branca até o retorno do Parque Antarctica. Volta pelo mesmo itinerário até a rua Barão de Itapetininga, seguindo pelo Viaducto do Chá e rua Líbero Badaró até o Largo de São Bento.

No mesmo dia foi suprimida a linha 13 (Barra Funda), via Palmeiras, substituída pela nova linha 13 (Barra Funda), via Santa Ephigenia, com o seguinte itinerário:  Largo de São Bento, Viaducto Santa Ephigenia, rua Santa Ephigenia, rua General Osório, Alameda Barão de Limeira, Alameda Eduardo Prado, rua da Barra Funda, rua Lopes de Oliveira até a esquina da rua das Palmeiras. Volta: Lopes de Oliveira, rua da Barra Funda, Alameda Eduardo Prado, Alameda Barão de Limeira, rua General Osório, rua de Santa Ephigênia, Viaducto de Santa Epphigenia e Largo de São Bento.

Em 3 de outubro de 1921, a Light inaugura a linha 37 (Anastácio) com o seguinte itinerário: Praça Giuseppe Verdi,  Avenida São João, Alameda Glette, rua das Palmeiras, Largo das Perdizes, Avenida Água Branca, rua Guaycurus, rua Trindade, rua 12 de Outubro, rua Barão de Jundiahy, rua Novo e Estrada de Jundiahy até o Frigorífico Armour. Volta: mesmo itinerário até a rua das Palmeiras, seguindo pelas ruas Lopes de Oliveira, Barra Funda, Alameda Eduardo Prado, Alameda Barão de Limeira, rua General Osório, rua Santa Ephigenia, Viaducto Santa Ephigenia, Largo de São Bento, rua Líbero Badaró e Avenida São João até a Praça Giuseppe Verdi.


Uma parada da linha Anastácio na década de 1920

Avenida São João em  1921


Em 18 de dezembro de 1922, foi inaugurada a linha da Casa Verde, substituindo a linha 55 (Nothmann) que foi prolongada até o bairro.

Em 7 de abril de 1924, a Light inaugura a linha 40 (Jardim Paulista) com o seguinte itinerário: Praça do Correio, rua Formosa, Largo Riachuelo, rua Santo Amaro, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Avenida Paulista e rua Pamplona. Volta pelo mesmo itinerário.

Na mesma data a linha 30 (Bosque da Saúde) passou a contar com o seguinte iitinerário: Largo da Sé, rua Marechal Deodoro, Praça João Mendes, rua da Liberdade, rua Vergueiro, rua Domingos de Moraes e Avenida da Saúde até o lugar denominado Estação Nova. Volta pelo mesmo itinerário até a Praça João Mendes, seguindo pela rua Capitão Salomão até o Largo da Sé.


Rua São João com rua Formosa em 1924

Inauguração da linha da Saúde em 1925

Inauguração da linha 51 (Cidade Jardim)
Correio Paulistano, 19/11/1927, p.14


Rua 15 de Novembro na década de 1920

Rua Formosa na década de 1920


Avenida São João na década de 1920

Praça dos Correios na década de 1920

Rua Brigadeiro Tobias e o Viaduto de Santa Ephigenia na década de 1920


Em maio de 1929, a Light, com 229,4 Km de linhas, mantinha em operação 41 linhas de bonde, sendo 7 circulares

Paula Souza
Braz
Avenida Paulista (circular)
Ypiranga
Paraíso
Penha
São João
Moóca (circular)
Santa Cecília (circular)
Bresser (circular)
Barra Funda
Alameda Glette (circular)
Borges Figueiredo
São Caetano
Perdizes
Fábrica
Bom Retiro (circular)
Cambucy
Belém
Hygienópolis
Avenida Grande
Acclimação
Pinheiros
Bosque da Saúde
Campos Elyseos (circular)
Villa Prudente
Villa Maria
Lapa
Avenida Angélica (circular)
Anastácio
Ponte Grande
Jardim Paulista
Tamandaré
Parque Jabaquara
Sant´Anna
Rua Augusta
Villa Clementino
Canindé
Oriente
Casa Verde
Cidade Jardim


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Bonde Camarão em 1930
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Avenida São João, por volta de 1930

Avenida São João em 1929

Avenida São João com rua Vitória em 1929
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Em 1930, a Light contava com 454 bondes elétricos em tráfego constante, assim distribuídos:

98 carros do tipo moderno, fechados
96 carros do tipo grande, abertos
260 carros do tipo menor, abertos

Mapa - Rede dos Bondes Elétricos em 1930


Centro em 1930
Área Central em 1930
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Relatório fotográfico de material rodante e oficinas da The São Paulo Railway, Light and Power produzidos por fotógrafos como Guilherme Gaensly. O volume publicado em 1930 compreende o período de 1900 a 1927.

Light, Abril 1932, p.8


Em junho de 1937, a Light anunciou sua falta de interesse em manter o sistema de bondes. Uma vez vencido o contrato que mantinha com a Prefeitura até 1941, este não seria renovado. No entanto, em junho de 1941 o governo federal obrigou a empresa a manter a operação do sistema de bondes por tempo indeterminado. Somente em dezembro de 1945 o governo federal revogou a obrigação, quando foram iniciados os entendimentos entre a Light e a Prefeitura de São Paulo para a transferência do serviço.


Largo do Riachuelo em 1935

Avenida Tiradentes em 1937 com a esquina da rua São Caetano, 
hoje conhecida como rua das noivas, ao fundo
Foto Konrad Vopel


1939

Praça da Sé em 1940
Foto Hildegard Rosenthal

Praça do Correio por volta de 1940
Foto Hildegard Rosenthal

Avenida São João em 1940
Foto Theodor Preising
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Praça Marechal Deodoro em 1942

Avenida Tiradentes na década de 1940


Finalmente, em 12 de maio de 1947, a Light transferiu o sistema de bondes para Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), que assumiu a frota de 514 bondes, 62 reboques e 60 linhas.

Galeria


Frota Patrimonial (Bondes Motores)

1900        15            
1902        65            

Passageiros Transportados

1902        17.130.078

População do Município de São Paulo

1900           239.820
1910           375.324
1920           587.072
1930           887.810
1937        1.217.030


REFERÊNCIAS:


Prolongamento da linha de bonds. A Constituinte. São Paulo. 07 setembro 1879.  p.2.

Como estava annunciada. Jornal da Tarde. São Paulo. 08 agosto 1880. p.2.

Deve effectuar-se hoje. Jornal da Tarde. São Paulo. 26 outubro 1880. p.1.

Companhia de bonds. Jornal da Tarde. São Paulo. 03 fevereiro 1881. p.2.

São Paulo. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro. 11 agosto 1882. p.2.

Actos Officiaes. Revista de Engenharia. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1883. p.261.

Transitaram. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro. 08 fevereiro 1883. p.2.

Carris de Ferro de Santo Amaro. Correio Paulistano. São Paulo. 16 março 1900. p.1.

Por São Paulo. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 15 janeiro 1902.p.2.

A Light and Power inaugura hoje. Correio Paulistano. São Paulo. 18 maio 1902. p.3.

A Light and Power. Correio Paulistano. São Paulo. 04 junho 1902. p.2.

A Light inaugura. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 05 dezembro 1908. p.3.

Indicador de São Paulo Viação e Transporte. Almank Henault para 1909. Rio de Janeiro. p.30.

No 29º anniversario da inauguração dos bondes electricos em São Paulo. Light. Rio de Janeiro. Maio 1929. p.23.

Eletricidade. Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1937. p.302.

ZADRA, Newton. Vila Prudente do Bonde a Burro ao Metrô. 2010. p.53. 

Página lançada em 22 de setembro de 2018.

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