quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prefeitura de Campinas caça bondinho sumido

25/09/2013 - Correio Popular

Um dos quatro veículos para passeio na Lagoa desapareceu depois de ter sido enviado a empresa

Por Bruna Mozer



Um dos quatro bondinhos da Lagoa do Taquaral está desaparecido desde que foi enviado para uma reforma, após contratação de uma empresa, em meados de 2010. A situação foi identificada pela Prefeitura de Campinas em uma sindicância aberta ano passado, ainda na gestão do prefeito Pedro Serafim (PDT), para apurar o desaparecimento do vagão que é usado para passeio em torno da lagoa.


Segundo informações da Prefeitura, a empresa Empretec Indústria e Comércio Ltda foi contratada para fazer a reforma do bonde, mas teria terceirizado o serviço. As apurações feitas até agora dão conta de que ele teria sido levado para uma oficina no Parque Oziel e nunca mais devolvido à Administração. Essa contratação teria sido realizada ainda na gestão do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), que foi afastado do cargo em agosto de 2011.

A reportagem entrou em contato com a empresa contratada no final da tarde de ontem, mas ninguém foi encontrado, pois o expediente já havia sido encerrado. A Prefeitura informou apenas que está levantando os dados para tomar as providências que são necessárias.

Atualmente, dos quatro veículos da Lagoa do Taquaral nenhum está em funcionamento. Permanecem apenas a "carcaça" dos bondes que estão em reforma — a estrutura principal e os bancos. Rodas, chassi e o motor foram enviados para uma restauração e, por isso, a atividade permanece suspensa desde o começo do ano.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a previsão é que os vagões sejam entregues ao parque entre outubro e novembro para que sejam usados pelos frequentadores. "Acreditamos que em breve essa atividade será retomada no Taquaral." Os bondinhos foram desativados esse ano por necessidade de reforma. Cerca de 40 mil pessoas frequentam a Lagoa aos finais de semana, principalmente no Verão.

No começo deste ano, reportagem do Correio já havia revelado o sumiço do bonde, entre outros problemas e descasos que sofre o parque, como por exemplo a caravela, que até hoje não foi restaurada. No entanto, naquela época, não havia nenhuma informação de onde poderia estar o veículo. O prefeito Jonas Donizette (PSB) havia assumido há pouco tempo a Prefeitura e somente havia conhecimento de uma sindicância que investigava o desaparecimento do veículo.

História

A permanência dos bondinhos na Lagoa do Taquaral representa o resgate da história de Campinas, onde o veículo era usado como um meio de locomoção. Para manter vivo esse passado, em novembro de 1972 a Prefeitura inaugurou uma linha interna circular com quatro bondes e pouco mais de três quilômetros ao redor da Lagoa do Taquaral, um passeio turístico que se mantém até hoje.

A última viagem do bonde que servia como meio de locomoção da população aconteceu na noite da sexta-feira do dia 24 de maio de 1968. O veículo elétrico funcionou por 56 anos e esse tipo de sistema de transporte perdurou por 89 anos até que começasse a ser substituído por automóveis e pelo sistema viário. O passeio na Lagoa do Taquaral custa R$ 2,00. Crianças de até 5 anos e pessoas com mais de 60 anos não pagam.

Fonte: Correio Popular 

Nenhum comentário:

Postar um comentário