segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Plano Diretor projeta VLT para Piracicaba

06/09/2013 - G1 Piracicaba

O projeto de revisão do Plano Diretor de Piracicaba (SP), que está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), projeta alternativas para a mobilidade urbana que incluem a construção de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), reativação de trens, ampliação de ciclovias e até mesmo uma hidrovia para o transporte de passageiros.

Até o fim de setembro o presidente do Ipplap, Lauro Pinotti, pretende percorrer os gabinetes de todos os vereadores, conversar com representantes de entidades e chegar às lideranças comunitárias para apresentar o que a pasta já elaborou e colher propostas. "A pessoa tem que olhar esse plano e chamá-lo de 'meu plano', senão teremos um projeto morto", disse Pinotti.

Em agosto houve nove conferências abertas à população e em outubro outros encontros vão acontecer para discutir o Plano Diretor. "Depois dessa fase, começaremos a escrever um esboço do plano em novembro para apresentarmos em dezembro ao prefeito. No primeiro semestre de 2014 haverá os debates e audiências públicas, para apresentarmos à Câmara o projeto no segundo semestre", afirmou o presidente do Ipplap.

Transporte alternativo

Lidar com o aumento do trânsito e criar alternativas de mobilidade urbana é um dos principais desafios para o novo plano, segundo Pinotti. Entre as alternativas de meio de transporte estão a elaboração de um traçado para o VLT. "Ele poderia levar uma pessoa da Vila Rezende ao Centro em dois minutos, mas custa R$ 400 milhões. De qualquer maneira, o plano visa criar projetos para serem elaborados em 10 anos e executados em até 30 anos", disse.

Entre as melhorias mais próximas à realidade financeira da cidade, estão outras alternativas: a construção de 100 quilômetros de ciclovias, a ativação de uma linha de trem e a hidrovia. "Há um trecho da cidade que concentra muitas empresas e trânsito. O transporte desses trabalhadores poderia ser feito de trem, até mesmo em parceria com as empresas", relatou Pinotti.

O transporte de passageiros pelo Rio Piracicaba entre a região central e o distrito de Ártemis, passando por áreas ribeirinhas, é uma alternativa vista como viável. "Com a construção da barragem de Santa Maria da Serra, que já está em andamento, o nível do Rio Piracicaba deve aumentar. Isso criaria uma excelente alternativa para o transporte de passageiros", explicou Pinotti.

O presidente do Ipplap também citou um novo estudo da dinâmica de veículos para o Centro. "Poderemos criar uma nova dinâmica para o trânsito no Centro para tentarmos desafogar o trânsito. É importante ressaltar que este plano vai pensar na cidade para pedestres e ciclistas também, não só para os carros", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário