segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Obras do VLT são discutidas na Câmara Municipal de São Vicente, SP

22/09/2013 - G1

Presidente da EMTU falou sobre as obras e a segunda fase da obra. Encontro aconteceu na noite da última sexta-feira (20).

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi discutido durante reunião nesta sexta-feira (20) na Câmara Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo. O encontro falou sobre o andamento das obras na cidade, que em breve entra na segunda fase. Mais de 600 operários trabalham em nove frentes de trabalho, oito delas no município.

O novo meio de transporte vai ligar as cidades de Santos e São Vicente. Segundo o presidente da EMTU Joaquim Lopes da Silva, em dezembro deve ser concluído o projeto básico do outro trecho do SIM - Sistema Integrado Municipal entre a Ponte dos Barreiros e Samaritá, na Área Continental. Serão 7,7 quilômetros de extensão com quatro estações, duas de transferência e outras duas de embarque/desembarque. Até lá serão realizados os levantamentos topográficos e os estudos de impacto ambiental.

De acordo com informações da prefeitura, haverá uma compensação ambiental devido ao corte de 300 árvores exóticas para a execução dos trabalhos. Serão plantadas 4.500 mudas de árvores de várias espécies em toda a cidade, incluindo o trajeto do VLT.

O encontro contou com a presença do presidente da EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes da Silva, do secretário de Transportes, Raimundo Oliveira, representantes das Secretarias de Obras e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Metropolização e Trabalho, líderes comunitários e vereadores da Comissão Especial que acompanha o projeto.

Projeto
O VLT, o primeiro elétrico do país, vai ocupar uma antiga linha férrea para ligar as cidades do litoral paulista. A primeira etapa do projeto terá 9,5 quilômetros entre a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e o Terminal Barreiros, na Área Continental de São Vicente. O investimento neste trecho alcança R$ 313,5 milhões. O investimento total é de cerca de R$ 1 bilhão.

Atualmente, cerca de 200 operários trabalham na obra iniciada no dia 29 de junho. O trecho será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência (São Vicente), pátio de apoio do VLT e 11 estações de embarque/desembarque ao longo do traçado, seis em São Vicente e cinco em Santos.

Fonte: Do G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário