sexta-feira, 31 de maio de 2013

Primeira parte do VLT do litoral de SP fica pronta em 2014

29/05/2013 - G1 Santos

A inauguração das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi realizada nesta quarta-feira (29), na Baixada Santista, e contou com a participação do governador Geraldo Alckmin. O primeiro local foi inaugurado no período da manhã em Santos e, em seguida, a comitiva foi até a cidade de São Vicente para realizar a segunda inauguração.

A previsão é que o primeiro trecho do VLT, que vai ligar Santos e São Vicente, fique pronto no meio do ano que vem. A previsão é que cerca de 70 mil passageiros utilizem o novo meio de transporte. O VLT vai ocupar a antiga linha férrea para ligar as cidades do litoral de São Paulo. Cerca de mil operários devem trabalhar nas obras de construção.

A primeira etapa do projeto do VLT vai ter 9,5 quilômetros de extensão. Terá um terminal, na área continental de São Vicente, uma estação de transferência, na avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e 11 estações de embarque e desembarque, seis em São Vicente e cinco em Santos.

A previsão é que a primeira parte fique pronta em 12 meses. “São 22 trens e cada trem com sete carros, todos elétricos e silenciosos. Vai ser o primeiro VLT elétrico do país. A primeira etapa é da Conselheiro Nébias até São Vicente, no terminal Barreiros. Em setembro já começa a segunda etapa, da Conselheiro Nébias até o Valongo”, explica o governador.

A segunda etapa, que começa em julho, terá um trecho de 6 quilômetros entre a estação Conselheiro Nébias e o Valongo. Serão nove estações de embarque e desembarque. O primeiro VLT deve começar a circular em julho do ano que vem, inicialmente em fase de testes.

Leia também:

Acesso à Baixada Santista terá R$ 600 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário