quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Trem do VLT passa por nova bateria de testes em São Vicente

03/09/2014 - A Tribuna

Técnicos da empresa fabricante das composições do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e da EMTU passaram a manhã desta quarta-feira (3) fazendo testes, de elétrica, aceleração e frenagem, entre as estações Nossa Senhora das Graças e Prefeito José Monteiro, em São Vicente.

Na ocasião, foram avaliados uma série de itens e sistemas que compõe o trem, como ar condicionado, comunicação interna, monitoramento de imagens e motor. Esses serviços, segundo informado, devem se repetir ao longo de todo mês

"É preciso ver se há aquecimento nos fios, chicotes; qual a garantia de cada equipamento, se eles estão dentro dos padrões solicitados... Enfim, conferir todos os detalhes técnicos que envolvem o funcionamento e, principalmente, a segurança do equipamento", explicou um engenheiro da EMTU, que pediu para não ser identificado, a exemplo dos demais profissionais envolvidos nos trabalhos.
 
De toda forma, a reportagem apurou uma série de novidades a respeito. A começar pelo funcionamento dos semáforos das vias que cruzam os trilhos. Eles funcionarão em sincronia com as estações, de modo a garantir sempre a preferência do trem nas passagens pelas transversais.

Primeiro teste

No último final de semana, a EMTU começou as avaliações com a composição e realizou uma viagem abaixo da velocidade normal,  em um percurso de um quilômetro, sob a supervisão de técnicos. Essa é uma das seis viagens programadas para operação do VLT.

Diretores da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que estiveram na região na última sexta-feira, garantiram que a operação comercial gradativa do VLT começa no mês de março de 2015.

O segundo veículo deve estar pronto para chegar em outubro. Até dezembro a expectativa é que seis composições completas já estejam na região. Depois, mês a mês dois novos trens devem chegar, até completar os 22 veículos esperados para a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário