sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Santos (SP) terá ‘Bonde Café’, em dezembro

26/09/2014 - Revista Ferroviária

A cidade de Santos, no litoral paulista, vai contar a partir de dezembro com o Bonde Café, o primeiro veículo estilizado sobre trilhos da América Latina, para promoção de um dos principais produtos exportados pelo Porto.

O convênio entre a Prefeitura de Santos e o Museu do Café foi assinado na última terça-feira (23), no bairro do Valongo. O investimento para as adaptações será de R$ 85,5 mil, custeados pelo Museu do Café. A iniciativa foi elogiada por especialistas neste tipo de transporte.

De acordo com o diretor-regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Carlos Alberto Rollo, Santos sai na frente de várias cidades do mundo. "Posso dizer que esse bonde é um dos primeiros do mundo, uma cafeteria sobre trilhos, que vai também promover um dos principais produtos do Brasil", disse.  Ele lembrou que o bonde vai circular pela cidade e espera que outros municípios da Baixada Santista também tenham a mesma ideia. "E vem por aí um Bonde Restaurante, em Santos, que vai incrementar ainda mais o turismo. Isso, além da volta dos trens e ferrovias, são as nossas bandeiras de luta", afirmou.

José Manoel Ferreira Gonçalves, o Dr. Zé Mané, presidente da ONG Ferrofrente, lembrou que a utilização dos bondes é extremamente importante para resgatar a cultura e motivar os jovens a conhecer um pouco mais sobre os transporte sobre trilhos. "Eles vão ver que é um meio de transporte agradável, limpo, sem barulho. Do mesmo jeito que o trem. É por isso que brigamos sempre". Gonçalves destacou que o Guarujá poderia ter sua linha de bonde também. "Imagine uma linha entre o Centro da cidade com Vicente de Carvalho. Tenho certeza que seria um sucesso". O equipamento terá layout exclusivo e também será dotado de máquina de expresso, moinho e frigobar.

O gerente Marcos Rogério Nascimento, da CET, disse que o bonde italiano será adaptado para se transformar numa cafeteria. "Serão instalados ar-condicionado, elevador para pessoas com necessidades especiais, mesas e cadeiras. Será um sucesso, tenho certeza". Ele lembrou que além do Bonde Brincar, estilizado para crianças, o Bonde Café e o Bonde Restaurante, a cidade continuará com linha normal operando. "Teremos também o Museu do Bonde, que será construído aqui no Valongo", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário