quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SIM Baixada Santista

07/08/2012 - EMTU

O Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM) é uma rede de transporte coletivo metropolitano estruturada por meio de uma linha principal de média capacidade de transporte que será operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – Metrô Leve). Esse sistema estruturador do transporte metropolitano será integrado às linhas de ônibus municipais e intermunicipais e contará, ainda, com obras de infraestrutura como instalação de terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias.
Os objetivos do SIM são racionalizar e modernizar o sistema de transporte metropolitano na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) com a otimização da frota em operação; aproveitar a faixa ferroviária já utilizada para o transporte de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); incorporar um importante vetor de deslocamento (ferrovia) na estruturação de um sistema de transporte metropolitano; aliar um sistema moderno de transporte de média capacidade a um importante pólo turístico, de negócios portuários e petrolíferos. Já os benefícios são conforto, segurança, redução da poluição atmosférica e sonora, redução da duração da viagem e congestionamentos, diminuição do impacto energético, requalificação do entorno da faixa ferroviária.

Veja o cronograma
Setembro/2012
 
- CONSÓRCIO PROJETOS SIM RMBS (empresa vencedora da licitação) elabora o Projeto Básico e Executivo do Trecho Conselheiro Nébias/Valongo ( 4 km), Projeto Básico dos trechos Barreiros/Samaritá - 7,4 km e Cons. Nébias/Ponta da Praia - 4,4 km, Projeto Funcional da ligação Samaritá/Terminal Tatico - 7km.
 
Agosto/2012
 
- CONSÓRCIO PROJETO VLT (empresa vencedora da licitação) está elaborando o projeto executivo do trecho prioritário.
Agosto/2011
 
- Lançado em 12 de agosto o Edital para contratação do Projeto Executivo do trecho prioritário (Barreiros/Porto - 11km).
 
- Lançado em 20 de agosto o Edital para contratação do Projeto Básico e Executivo do Trecho Conselheiro Nébias/Valongo (3,9km) e dos demais trechos (Projeto Básico dos trechos Barreiros/Samaritá - 7,4km e Cons. Nébias/Ponta da Praia - 4,4km; Projeto Funcional Samaritá/Terminal Tatico - 7km).
 
Execução da Obra   

 2 º Semestre de 2014
 
- Inauguração da 1ª etapa do trecho prioritário
Setembro/2012
 
- Início das obras do trecho prioritário
Agosto/2012
- Contratação da empresa que executará a obra do trecho prioritário

Julho/2012 
 
 - Publicação do Edital da Obra (qualificação por preço) da primeira etapa do trecho prioritário
Janeiro/2012
- Publicação do edital de pré-qualificação para as obras da primeira etapa do trecho prioritário (11 km - Barreiros/Porto).
Agosto/2011
 - Audiência Pública do Empreendimento, com destaque para o trecho prioritário (Barreiros/Porto) que já possui Projeto Básico e Licença Prévia e para o trecho Cons. Nébias/Valongo, ambos como obra pública.
 
Setembro/2011
 - Publicação do Edital de Pré-qualificação Técnica da obra do trecho (Barreiros/Porto)
 
Dezembro/2011
 
- Publicação do Edital da Obra (qualificação por preço) do trecho prioritário
 
Licitação da operação do sistema
Fevereiro/2012
 
- Apresentação da modelagem final ao Conselho Gestor de PPP      
 
Julho/2012          
 
- Previsão de lançamento do Edital de Concessão (Início do Processo Licitatório)

Maio/2012
 
- Finalização da adequação da modelagem da concessão patrocinada (PPP) precedida de obra pública, visando à concessão da operação do VLT.
Material Rodante (Veículos)
Maio/2012
- Previsão de publicação do edital de compra
 

Dados Gerais
25 anos de concessão para operação de ônibus e VLT no trecho.
Demanda Prevista: 70 mil passageiros/dia

• Confira o Mapa do SIM - VLT

 

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