segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estado quer metrô leve do ABC funcionando até 2014

16/01/2011 - ABC Repórter - George Garcia

CLIQUE PARA AMPLIAR

Estado quer metrô leve do ABC funcionando até 2014

Obras devem começar no próximo ano em parceria de prefeituras com o estado

O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, disse que dentro de sete meses a sua pasta irá apresentar o projeto básico para a construção da linha de metrô leve que deve ligar o ABC à estação Tamanduateí do Metrô e trem. Fernandes estima que a obra deve ter início no ano que vem e as primeiras estações devem ser inauguradas em 2014. O pronunciamento de Fernandes foi feito em reunião entre ele e o deputado estadual Alex Manente (PPS) e o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr (PTB).

Obra do metrô leve no ABC terá início no próximo ano, garante secretário

A obra vai ligar a região à estação Tamanduatei do Metrô e CPTM

O deputado estadual Alex Manente (PPS) e o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr (PTB), estiveram nesta quarta-feira com o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes para discutirem o projeto do Metrô Leve na região do ABC. Segundo Fernandes as obras devem ser iniciadas no ano que vem e a expectativa é de que as primeiras estações sejam inauguradas em 2014. 

Segundo o secretário, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu empenho no andamento do projeto. "Nossa equipe técnica já estuda o projeto funcional e dentro de sete meses deve apresentar projeto básico do Metrô na região. Respeitando os prazos regimentais, licitações e licenças ambientais, podemos dizer que a obra começa em 2012 e em 2014 teremos trechos concluídos e estações inauguradas." 

Durante a reunião, Jurandir Fernandes anunciou o nome de Sérgio Henrique Passos Avelleda como o novo presidente do Metrô e destacou a importância de contar com os poderes Legislativo e Executivo para facilitar o trabalho da Secretaria. "A presença do deputado e do prefeito é fundamental para que a obra aconteça", afirmou. "O próximo passo, é delinear a engenharia financeira para tornar o projeto viável."

A obra ligará a região do ABC, partindo de São Bernardo e seguindo por São Caetano até a estação Tamanduateí do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Alex Manente destacou que trabalhará para ampliar as discussões entre Estado e o ABC, além de levar à população informações sobre o andamento das obras. "Nossa função é colocar o assunto em pauta. Conversei com o governador sobre nossa urgência e ele demonstrou que está à disposição. Agora, vamos acompanhar cada passo para o início das obras."

O formato do transporte será o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou monotrilho. A obra será realizada pelas prefeituras em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. "O VLT em nossa região é um desejo do governador Geraldo Alckmin, e estamos muitos felizes pelo projeto ser tratado com tanto interesse. Será maravilhoso para a população de São Caetano ter mais esse meio de transporte público, ligando diretamente o município com o Metrô. A reunião foi muito producente, já que aproximou o ABC do novo comando dos transportes estaduais", afirmou Auricchio. "Estamos estudando uma data para que o secretário Jurandir Fernandes e demais autoridades possam ir a São Caetano, onde realizaremos um novo encontro sobre o tema. A Prefeitura está de portas abertas para recebê-los", completou o chefe do Executivo.

São esperados cerca de 30 mil passageiros/hora usando a linha que terá cerca de 15 quilômetros de extensão e diversas estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário