quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Jurandir Fernandes anuncia ligação Metrô-ABC

05/01/2011 - Diário do Grande ABC

Após participar da primeira reunião ontem do novo secretariado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o titular da Pasta de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes (PSDB), enfatizou que quer definir "o mais rápido possível" o traçado e modelo de veículo que ligará o Metrô ao Grande ABC por cobrança do comandante do Palácio dos Bandeirantes. Para isso, o tucano avisou que pretende dialogar com os prefeitos e garante que questões partidárias não irão interferir na transação, referindo-se ao chefe do Executivo de São Bernardo, principal articulador para a execução da intervenção.

Para explicar que partido não irá prejudicar no andamento do projeto, Jurandir lembra que possui diversos amigos no PT, até por ter sido um dos fundadores da sigla em Campinas. "Aliás, tinha até esquecido desse detalhe. Fico até feliz de não ter esquecido disso. Estou hoje no PSDB, mas não tem problema, pois o Alckmin já me cobrou desse sistema de média capacidade oriundo de São Bernardo e em Guarulhos. São duas cidades que têm o PT no comando. Acho que ele esqueceu também", brincou.

"Quero conversar com o Marinho, que já mandou até um recado com muita gentileza, querendo conversar. Fiquei muito satisfeito com esse convite e quero entender o processo. Se é monotrilho, elevado, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) sobre a superfície, nada é descartável. Há momentos que têm de ser subterrâneo mesmo, porque a cidade está muito adensada, não vale a pena desapropriar", avisou o secretário.

Sobre a pendência do traçado, Jurandir disse que primeiro precisa saber o que a população quer e o que os governantes da região desejam a partir do projeto. Por conta disso, comunica ainda aos demais prefeitos, principalmente os atrelados à obra, que visa conhecer melhor a intervenção de monotrilho ou de sistema de média capacidade.

"Não é falsa modéstia. Ouvindo se erra menos. O que sei é que há forte vontade política e negociação de que podemos ter recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Seria de tremenda leviandade e incompetência não ir atrás disso, vou dar prioridade a essa discussão com o Marinho. Me preocupo com o tempo em ser ágil na resposta", cita Jurandir.
A Prefeitura de São Bernardo informou que "não medirá esforços para garantir que todo o traçado do Metrô Leve seja contemplado pelo projeto básico a ser licitado, podendo, inclusive, intervir novamente junto ao governo federal".

Segundo o Paço, técnicos do Metrô estão terminando as análises necessárias e revisando o Orçamento para a elaboração do processo licitatório do projeto básico, que já tem verba garantida do governo federal no valor de R$ 27,6 milhões, repassada ao Estado. "Resta agora saber se esse valor será suficiente para custear o projeto em toda sua extensão, ou seja, da Estação Tamanduateí ao bairro Alvarenga", relata o Executivo são-bernardense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário