sexta-feira, 6 de maio de 2016

Segundo trecho do VLT começará a ser construído em janeiro de 2017

06/05/2016 - G1

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), em Santos.

Projeto abrange 13 novas estações do VLT em 8 km de extensão.

João Paulo de Castro

Do G1 Santos

Trecho "Conselheiro Nébias - Valongo" do VLT da Baixada Santista (Foto: Reprodução/EMTU)
Trecho Conselheiro Nébias - Valongo do VLT da Baixada Santista (Foto: Reprodução/EMTU)

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) apresentou, na manhã desta sexta-feira (6), o segundo trecho do projeto de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, denominado de "Conselheiro Nébias - Valongo". O esboço das obras foi mostrado durante um evento realizado no Museu Pelé, em Santos, no litoral de São Paulo.

O projeto para o segundo trecho de obras é que o VLT tenha 13 novas estações em 8 km de extensão. "A ideia é que tenhamos, neste novo projeto, um investimento de R$ 500 milhões", disse o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pericione.

Autoridades estiveram na apresentação do projeto do VLT (Foto: João Paulo de Castro/G1)
Autoridades estiveram na apresentação do projeto do VLT (Foto: João Paulo de Castro/G1)

A previsão é que o projeto apresentado nesta sexta-feira seja licitado até setembro e as obras comecem em janeiro de 2017. "Para não atrasar tanto (11 meses) como no primeiro trajeto, nós resolvemos fazer este evento e apresentar isso à população. Se tudo der certo, a ideia é que as obras terminem em dezembro de 2018", completou.

Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos, esteve no evento (Foto: João Paulo de Castro/G1)
Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos, esteve no evento (Foto: João Paulo de Castro/G1)

Ainda de acordo com o secretário, o Governo do Estado e a EMTU estudam realizar a terceira fase de obras na região, que ligaria o VLT ao bairro Samaritá, em São Vicente.

Estações inauguradas

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou, na última semana, mais uma estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ao todo, já são dez estações inauguradas.

A previsão é de que em junho o VLT esteja operando até a nova estação. Ao todo, 7km dos 11,5 km previstos já estão concluídos.

Desde o começo da operação-teste do VLT, mais 100 mil pessoas já utilizaram o sistema. O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário