terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Segundo VLT chega na Baixada Santista

05/01/2015 - EMTU

O segundo dos 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) que vão operar entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, desembarcou do navio Grande América na manhã desta terça-feira (30/12). O empreendimento do Governo do Estado é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

A retirada do VLT do navio começou nesta tarde por meio do equipamento conhecido como maffis trailer, uma plataforma que permite a transposição para carretas. O veículo ficará no Terminal da Deicmar até o dia 05/01 quando será transportado de madrugada (de 05 para 06/01) em três carretas até a Estação José Monteiro, em São Vicente. Neste local serão realizados os testes iniciais.

No transporte da fábrica da Vossloh, em Valência, na Espanha, até o Brasil, os sete módulos do VLT foram divididos em três partes. Características dos veículos: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Operação Visita Controlada

O primeiro VLT chegou em maio deste ano e após os testes necessários, recebeu 1.500 pessoas de 18/11 a 18/12 na Operação Visita Controlada entre as Estações Mascarenhas de Moraes e José Monteiro, em São Vicente. Outra parte da frota já está em fabricação na nova unidade da Vossloh, em Três Rios, no Rio de Janeiro.

SIM VLT da Baixada Santista

As obras do VLT estão 80% concluídas. Das 15 estações em obras do trecho São Vicente (Barreiros) – Porto de Santos, 10 estão finalizadas: sete em São Vicente e três em Santos. Também foram entregues 3,5 km de ciclovia em São Vicente; autorizada a publicação do edital de pré qualificação de empresa interessada em participar do edital de obras do trecho Conselheiro Nébias – Valongo; e a homologação do vencedor da licitação para operar o SIM VLT da Baixada Santista, por meio de Parceria Público Privada – PPP. A operação precursora do trecho São Vicente (Barreiros) – Porto de Santos começará em março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário