domingo, 18 de janeiro de 2015

Baixada Santista recebe segundo Veículo Leve sobre Trilhos

16/01/2015 - Portal Brasil

Sistema de transporte da Baixada Santista contará com 22 carros, interligando nove cidades num total de 24 quilômetros de extensão

O segundo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que interligará nove cidades da Baixada Santista, em São Paulo, chegou ao Porto de Santos no último dia 30 de dezembro e já foi levado ao município de São Vicente para a fase de testes. O primeiro VLT chegou em maio de 2014 e já transportou 1,5 mil pessoas entre novembro e dezembro na Operação Visita Controlada.

Os VLTs fabricados na Espanha e montados no Brasil tem 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h e máxima de 80km/h; ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Ao todo, o VLT da Baixada Santista contará com 22 carros que interligarão nove cidades - Santos, Guarujá, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e São Vicente - num total de 24 quilômetros de extensão.

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), que gere o empreendimento orçado em R$ 917 milhões, as obras do VLT estão 80% concluídas, sendo que 10 das 15 estações estão finalizadas. O VLT cerca de 220 mil pessoas por dia e fará parte do novo Sistema Integrado de Transporte Metropolitano da Baixada Santista. A operação precursora do trecho São Vicente (Barreiros) – Porto de Santos começará em março de 2015.

Fonte: Programa de Aceleração do Crescimento/Portal Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário