quarta-feira, 24 de maio de 2017

Mourão quer acelerar implantação do VLT em Praia Grande

23/05/2017 - A Tribuna

Mobilidade urbana foi um dos temas debatidos em reunião do Condesb

O prefeito de Praia Grande Alberto Mourão propôs para o diretor-presidente  da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da  Silva, inverter as novas fases de implantação do Veículo Leve sobre  Trilhos (VLT) na Baixada Santista e, desta forma, acelerar sua chegada ao  Município. O debate sobre o tema ocorreu na 210ª reunião do Conselho de  Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), nesta terça-feira (23), em Santos. 

A solicitação de Mourão beneficiaria não só Praia Grande, mas também as demais cidades do Litoral Sul. No total, cerca 2,8 milhões passageiros por  mês utilizariam o novo serviço, média de 90 mil por dia. Por conta disso, o prefeito de Peruíbe, Luís Maurício,  sugeriu que um documento seja encaminhado para o Governador do Estado de São Paulo. Os conselheiros do  Condesb aprovaram a proposta do envio do material.

O prefeito de Praia Grande defendeu uma maior percepção metropolitana na tomada de decisões em busca de resolutividade das questões na Baixada Santista. Segundo a programação oficial de implantação do VLT, os trechos seguintes são o que ligam a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo, em  Santos, e, na sequência, da Esplanada dos Barreiros até o Samaritá, em São Vicente.

“Ainda tem R$ 800 milhões de investimento para manter quase o mesmo fluxo de passageiros atual. Acaba que com isso estão deixando 2,8 milhões de pessoas por mês fora da integração do transporte. Mais gente no sistema significa também baixar o custo do subsídio do Estado, assim maior equilíbrio para a operação. Não quero tirar o investimento de local nenhum, apenas inverter o processo. Como já está licenciando a ponte dos Barreiros e as licenças ambientais daquele trecho, a proposta é só agregar os 3,5 quilômetros até o Terminal Tude Bastos. Nada é simples na vida, mas também não é tão impossível se quiser fazer”, comentou Mourão.

Mourão explicou ainda que o Terminal Tude Bastos é referência no sistema de transporte e, por isso, o percurso deve ser direcionado para aquela área reforçando a integração do transporte com o VLT de Santos. “Seria um ligação da ponte dos Barreiros para o Terminal. Naquela região da Cidade já existe uma licença ambiental de um loteamento aprovado para aquele local. Importante destacar que a avenida principal do Sítio do Campo é larga, tem 35 metros, e por isso não necessitaria de desapropriações, reduzindo gastos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário