terça-feira, 5 de janeiro de 2016

VLT tem horário de funcionamento estendido a partir desta segunda

04/01/2016 - A Tribuna - Santos

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem seu horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira (4). Passa a circular das 9 às 16 horas, diariamente, com a operação assistida – última antes da cobrança de tarifas.

O serviço, agora de responsabilidade compartilhada entre EMTU/SP e Consórcio BR Mobilidade, fica com o mesmo horário até 30 de março. Mas, antes do fim desse prazo, está prevista a operação comercial, a partir de 31 de janeiro. As passagens devem custar de R$ 3,90 a R$ 4,10 (se incluída a integração com ônibus).

A previsão para o início da cobrança pela operação tarifada era para o primeiro dia útil do ano, mas foi adiada.

A próxima alteração depois da cobrança será outra ampliação de horário. De 31 de março a 30 de setembro, o VLT deve atender das 7 às 19 horas e, a partir disso, das 6 às 23 horas.

A população vai dispor de seis veículos, que sairão com intervalos de dez minutos cada, atendendo a nove estações construídas para o trecho Barreiros/Porto. São eles: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro em São Vicente; e Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos.

O percurso, com aproximadamente 6,8 quilômetros, será cumprido em até 20 minutos, com velocidade média prevista, nesta fase, de 20km/h.

O trecho Barreiros, com 11 quilômetros, está com 95% das obras concluídas em São Vicente e 60% em Santos. Estão sendo montadas a infraestrutura do pátio do Porto, a via permanente e as edificações que integram o conjunto destinado à manutenção dos trens.

O cronograma de obras prossegue até julho deste ano, com conclusão das estações Bernardino de Campos, Ana Costa, Washington Luiz e Conselheiro Nébias, em Santos, e Terminal dos Barreiros, em São Vicente.

Enquanto isso, para evitar acidentes, folhetos são distribuídos com informações de segurança para os cruzamentos por onde passa o VLT. Faixas foram postas ao longo desses trechos com os dizeres "atenção ao cruzar a via” e "acesso à plataforma somente no local indicado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário