quarta-feira, 14 de outubro de 2015

VLT começa a transformar Macuco e gera boas expectativas

07/10/2015 - A Tribuna

Valorização imobiliária, mais segurança e incremento nas vendas são algumas das consequências já sentidas e esperadas pelos quase 20 mil moradores e comerciantes do bairro do Macuco, que concentra duas frentes de trabalho da implementação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). 

A região de 1,7 km² abrigará a Estação Porto e o Centro de Controle Operacional (CCO), no início da Rua Senador Dantas, além de passagens de níveis sobre a antiga linha férrea. 

Expectativas 

Apesar dos impactos causados pelas obras, a população tem boas expectativas com a conclusão do serviço e o início da operação do sistema de transporte. “Agora tem os transtornos da poeira, de fechar a rua, mas isso tudo trará proveito mais pra frente. 

O VLT vai transformar o bairro, com mais gente circulando”, destaca Maria da Graça Ribeiro, 54 anos, proprietária de uma padaria e um restaurante na Rua Rodrigues Alves, que se beneficia com o movimento adicional gerado pelos trabalhadores das obras. 

A mesma opinião é partilhada por Vera Lúcia Lima, 61, comerciante e moradora há 30 anos na Rua Borges (ao lado do futuro centro de controle). “O muro do terreno era fechado e aqui ficava muito parado, principalmente aos finais de semana. Com o VLT vai ter mais segurança”, conta ela, cuja a lanchonete também passou a receber mais clientes após o início dos serviços na região. 

Já o aposentado Edison dos Santos, 77, morador da Rua Batista Pereira, comemora a maior tranquilidade e a recuperação da área com a chegada do VLT. “Em primeiro lugar, vai acabar com a presença de usuários de drogas que tinha aqui na linha do trem. Também vai ter mais iluminação, com postes a cada 30 e 40 metros, além da valorização imobiliária, porque vai passar bem aqui em frente”. 

Padre Anchieta está interditada Desde segunda (5), a Rua Padre Anchieta está com interditação total para o tráfego de veículos entre as ruas Gervásio Bonavides e Álvaro Pinto da Silva Novaes, para a construção de passagem em nível do VLT. 

Somente é permitido o acesso dos moradores e comerciantes locais pelas avenidas Senador Dantas ou Siqueira Campos (canal 4), de acordo com o lado em que está localizada a residência ou estabelecimento. 

A previsão do Consórcio VLT é que os trabalhos prossigam até as 18 horas do próximo dia 26. Ao todo, 10 painéis informativos aos motoristas foram instalados no entorno pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

Estação Porto irá funcionar a partir de julho De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as obras no Macuco atingiram 55% do previsto e concentram atualmente 560 profissionais. 

Estão em andamento as obras civis da garagem dos veículos e dos prédios administrativos e do CCO, com previsão de conclusão em julho do próximo ano. Na mesma data, entrará em operação a Estação Porto, na confluência da Rodrigues Alves com a Senador Dantas, e as outras 14 estações do primeiro trecho de 11,5 Km entre São Vicente e Santos. 

A operação comercial do VLT terá início em janeiro, entre as estações Mascarenhas de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário