segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

‘Bonde hi-tech’, VLT de Santos já tem fãs

07/12/2014 - O Estado de SP

Quando o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começa a operar, imediatamente vira atração turística em São Vicente, cidade do litoral paulista. As pessoas acenam, da rua, para quem está dentro dos vagões do 'bonde hitech', e param suas bicicletas no meio das ciclovias para apreciar o veículo que passa rápida e silenciosamente na  avenida. Promessa da campanha de 2010 do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o VLT sofreu atraso no início das obras e chegou a ter sua construção suspensa pelo Ministério Público, em janeiro deste ano – o órgão contestou a alteração do traçado. Depois de uma década de discussões a respeito do seu projeto, o veículo começou a circular no dia 18 de novembro, mas ainda em fase de testes.

A Operação Visita Controlada vai até o dia 18 e funciona de segunda a quinta-feira, das 13 às 15 horas. Tem por objetivo "oferecer à população uma experiência antecipada neste novo modo de transporte", segundo a Empresa   Metropolitana   de Transportes Urbanos (EMTU). O serviço de transporte entrará em operação comercial em março de 2015.

O passeio dura 17 minutos e é destinado exclusivamente a estudantes e grupos de moradores, mediante agendamento. O trajeto, que contempla cinco paradas, vai da Estação Mascarenhas de Moraes até a Estação José Monteiro, em São Vicente. Neste mês também será inaugurada uma parada em Santos, a Pinheiro Machado.

Os moradores de São Vicente que têm de ir todos os dias a Santos serão os maiores beneficiados pelo VLT. "Vim conhecer a maior novidade do Brasil. Quando estiver pronto, vou usar direto, já que terá uma estação na porta do meu trabalho. Não vejo a hora de inaugurar", comemorou Rya Elen Freitas, professora de inglês de 46 anos, que estava sentada na janela do veículo, retribuindo os acenos dos curiosos. Moradora do bairro de Itararé, Rya pega ônibus para trabalhar, mas diz não aguentar a superlotação. "É sempre lotado. Que o VLT venha trazer conforto e rapidez." A aposentada Creusa da Silva Felix, de 63 anos, ficou animada com o percurso. "Eu vou usar o veículo só para passeio, quando tiver de ir a Santos. Mas estou achando tudo lindo. É espaçoso e silencioso", explicou.

Detalhes. O VLT vai ligar os terminais Barreiros (São Vicente), Porto e Valongo (ambos em Santos), em uma extensão de 19 quilômetros. Um trecho de 11 quilômetros entre Barreiros e Porto vai começar a funcionar no ano que vem. O modal deverá retirar 23% dos ônibus em circulação das vias de Santos e terá integração tarifária com a rede de ônibus intermunicipal. Cada trem poderá transportar 400 pessoas, com velocidade máxima de 80 km/h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário