segunda-feira, 9 de junho de 2014

Em SV, governador Alckmin inaugura estações do VLT

09/06/2014 - Jornal Vicentino

São Vicente recebeu, nesta sexta-feira, a visita do Governador Geraldo Alckmin. Na cidade, ele apresentou oficialmente o primeiro veículo leve sobre trilhos do Estado de São Paulo, que está parado na Estação Nossa Senhora das Graças, na Vila Valença. O veículo começa a ser testado com passageiros, apenas em São Vicente, já no segundo semestre.

Em março de 2015 está previsto o início da operação comercial do VLT com 10 veículos no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. A demanda prevista para o trecho é de 70 mil usuários por dia.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, como o prefeito vicentino Luis Cláudio Bili, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (Santos) e Alberto Mourão (Praia Grande), além do deputado federal Beto Mansur, os deputados estaduais Bruno Covas e Luciano Batista, secretários estaduais, municipais e vereadores.

"É um grande ganho de qualidade para o transporte da Região. É um veículo com 400 passageiros, elétrico, ou seja, não é poluente, é silencioso e vai levar ao desenvolvimento comercial, recuperar e valorizar diversos bairros por onde passa", disse o governador.
Na oportunidade, Alckmin também inaugurou as primeiras estações do techo Barreiros – Porto. Além da Estação Nossa Senhora das Graças, os trabalhos estão concluídos nas estações Mascarenha de Moraes, São Vicente, Antônio Emmerich e José Monteiro.

VIADUTO
Outra obra concluída é o viaduto da Avenida Antônio Emmerich, que já foi liberado para o trânsito na última quinta-feira (5) e que estava interditado desde agosto passado. Daqui há três ou quatro meses, deve ser liberado a parte inferior do viaduto, por onde passa a Linha Amarela. A estrutura antiga foi demolida em setembro do ano passado e o vão existente foi alargado. No local estão sendo construídas duas vias duplas (uma em cada sentido) de circulação para a operação do VLT, mais duas vias duplas para o trânsito geral e revitalização da ciclovia.

CRONOGRAMA
Ainda está previsto inaugurar em julho as estações Nossa Senhora de Lurdes, Pinheiro Machado e o Túnel José Menino, ligando Santos a São Vicente para passagem do VLT. Já em agosto, as estação Barreiros e, em setembro as estações Itararé e João Ribeiro. No mês de outubro serão finalizadas as estações Bernardino de Campos, Washington Luis e Ana Costa (Santos). Por fim, em dezembro, as estações Conselheiro Nébias, Estação Porto e o pátio do VLT, em Santos, serão concluídas.

"É o que há de mais moderno do mundo em termos de transporte metropolitano", disse o governador.

O prefeito Bili também enfatizou a importância das obras. Ele enalteceu a rapidez das obras na Cidade, onde os trabalhos estão bem adiantados. "O viaduto da Antônio Emmerich também é uma grande conquista para os vicentinos. Era um local que já estava deteriorado e com ele amenizamos boa parte do nó do trânsito que acabou ocorrendo em razão das obras do VLT".

BRT
Na oportunidade, o governador também autorizou a execução do projeto funcional BRT Litoral Sul. Com cerca de 18km, o corredor ligará Vila Caiçara, em Praia Grande, até a Estação de Transferência do VLT, em Barreiros, em São Vicente. A conclusão do projeto está prevista para o 2º semestre. O sistema tem como principais características corredores segregados para a circulação do transporte coletivo, embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, sistema de pré-pagamento de tarifa e veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologia mais limpas.

SV também recebe diversos investimentos na Habitação

Alckmin também aproveitou para anunciar os investimentos destinados para a área da Habitação em São Vicente, com destaque para a compra dos conjuntos Penedo e Primavera, no Jóquei Clube, que estão abandonados há mais de 20 anos. O governo estadual comprou por R$ 50 milhões e vai gerar novas 500 unidades habitacionais para moradores em área de risco.

Também foi autorizado o término das obras dos Conjuntos Bitaru II, paralisadas no final de 2012, e no Jardim Rio Branco, na Área Continental. Ao todo serão 814 unidades, no valor de R$ 10 mil cada, por meio do Programa Casa Paulista.

Também citou que está sendo licitado mais 360 unidades no Conjunto 'São Vicente H' e citou a autorização dos 2.240 unidades no Conjunto Tancredo Neves, sendo metade para Santos e metade para São Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário