sábado, 9 de março de 2013

Prospecção arqueológica do VLT teve início nesta segunda-feira

19/02/2013 - A Tribuna Online

A assinatura do contrato de execução e a emissão de Ordem de Início das obras do Lote 1, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, está previsto para março de 2013

Os trabalhos de prospecção arqueológica do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) tiveram início na manhã desta segunda-feira em todo bairro Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. A previsão é de que as sondagens estejam concluídas até o dia 4 de março.

A prospecção arqueológica consiste em um programa de intervenções no subsolo em locais de maior potencial arqueológico dentro da área de influência direta de um empreendimento. No caso do VLT, a execução será gerenciada pela EMTU/SP. O procedimento faz parte do processo de licenciamento ambiental.

Além do gerente regional da EMTU/SP Rogério Plácido, participaram do trabalho os arqueólogos Lúcio Cioni Sanabria Zarati e Vinicius Melquiades dos Santos.

Ao final da prospecção, cabe também ao Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (IPHAN) aprovar os trabalhos. A aprovação será encaminhada à Cetesb para concessão da Licença de Instalação e início das obras.

Nesta segunda-feira, dois arqueólogos supervisionam as sondagens realizadas em 450 pontos, localizados a cada 25 metros na faixa de implantação. Caso sejam encontrados vestígios arqueológicos, o material será resgatado, analisado e encaminhado a estabelecimentos especializados em conservação.

Início das obras e outros trechos

A assinatura do contrato de execução e a emissão de Ordem de Início das obras do Lote 1, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, está previsto para março de 2013, com previsão de conclusçao do trecho em março de 2014.

O Lote 2 (Conselheiro Nébias - Valongo) tem previsão de início de obras em junho de 2013 e conclusão em julho de 2014. O Plano de Prospecção Arqueológica desse trecho já foi protocolado junto ao IPHAN e aguarda aprovação e emissão da portaria que autoriza o início das sondagens. O primeiro VLT está previsto para começar a circular, em fase de testes, a partir de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário