sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EMTU/SP prepara licitações e realiza audiências públicas para apresentar características do sistema VLT

02/12/2011 - EMTU

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP vai realizar nesta sexta-feira (02/12) duas audiências públicas para apresentar as características gerais das licitações do Sistema Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que vai operar no trecho prioritário de 15 km do SIM – Sistema Integrado Metropolitano. São 11 km de São Vicente (Barreiros) a Santos (Porto), além da extensão de 4km do Porto a Valongo, em Santos.

Às 10h, no Mendes Plaza Hotel (Rua Floriano Peixoto, 42, Gonzaga) serão apresentados aspectos técnicos do veículo (material rodante): o sistema terá 22 VLTs, cada um deles com capacidade para transportar 400 pessoas por viagem. O veículo tem 44m de comprimento e opera a uma velocidade de 50km/h.

Às 14h, no mesmo local, haverá a apresentação dos Sistemas de Sinalização, Telecomunicações, Auxiliares e de Energia necessários à operação do sistema VLT. Os dois editais têm previsão de publicação até o final de dezembro de 2011.

Trecho prioritário

O SIM tem como objetivo reestruturar o transporte público nas cidades da Região Metropolitana da Baixada (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém), com a integração das linhas metropolitanas e municipais, por meio de um sistema tronco-alimentado (linhas operadas com ônibus que alimentam a linha troncal, a ser operada por Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT).

Em sua primeira etapa, o projeto envolve a ligação por VLT entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos (Estuário), com uma extensão de 11 km, mais uma extensão de cerca de 4 km até o Valongo, em Santos, totalizando 15 km. O investimento previsto na primeira etapa é de R$ 690 milhões (projetos e infraestrutura do VLT).

Neste trecho prioritário, estão previstos três terminais, duas estações de transferência e 16 paradas (total de 21 estações). O Terminal Porto ficará próximo à futura ligação por túnel entre Santos e Guarujá, a ser construída também pelo Governo do Estado. A previsão é de que sejam transportados no SIM/VLT 220 mil passageiros/dia útil e na linha troncal (VLT) serão 70 mil passageiros/dia útil.

Benefícios ao transporte e ao meio ambiente

A reorganização do transporte metropolitano na RMBS por meio da integração das linhas municipais e metropolitanas à linha troncal do VLT beneficiará os usuários, com viagens mais rápidas no sistema, e também o meio ambiente, que contará com um sistema totalmente limpo, além da redução de ônibus urbanos em circulação

TRANSPORTE

No trecho São Vicente (Barreiros) – Santos (Estuário)

- Redução de 23% na frota de ônibus, que passará de 453 para 352 veículos

- Redução do número de linhas também de 52 para 32.

- Frota do VLT: 22 veículos, com capacidade para 400 passageiros/veículo.

- Redução de tempo gasto com transporte (representando uma economia de até R$ 239 milhões/ano) e integração tarifária.

- Com menos ônibus circulando, a expectativa é de uma economia de aproximadamente R$ 21 milhões/ano em gastos como acidentes e manutenção de viário.

MEIO AMBIENTE

- Redução da emissão de poluentes na atmosfera, representando uma economia de R$ 12 milhões/ano. 

- Redução significativa  do consumo de energia, pois o VLT  consome 2,6 menos energia do que os ônibus e 5,4 menos energia do que os automóveis.

- Revitalização urbana com ganhos diretos e indiretos para a população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Operação do SIM/VLT

A configuração que está sendo estudada pelo governo estadual para viabilizar a operação do SIM/VLT é de uma Parceria Público-Privada (PPP) precedida de obra pública, ou seja, o governo do Estado investe em obras civis, desapropriações, sistema e material rodante (VLT), arrendando a operação para a iniciativa privada, que se comprometerá a expandir o sistema mediante a uma contraprestação paga pelo Estado.

CRONOGRAMA SIM/VLT                                                                             

Contratação Projetos Executivos - trecho Terminal Barreiros e o Terminal Porto.

Publicada a classificação em 29/11/2011

Contratação Projeto Funcional, Básico e Executivo de Trechos Conselheiro Nébias/Valongo, Conselheiro Nébias/Ponta da Praia/Ferry Boat, Barreiros/Samaritá e Samaritá/Terminal Tatico, Pesquisa de Transporte na RMBS, Reorganização do Transporte Metropolitano e Municipal da RMBS.

Publicada a classificação em 01/12/2011

Obtenção da Licença de Instalação para o SIM, trecho Barreiros - Porto.

Publicada a classificação em 26/11/2011

Pré-qualificação de empresas/consórcios com vistas à execução das obras civis para implantação dos Lotes 1 e 2 do trecho prioritário da Rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), compreendido entre o Terminal Barreiros no município de São Vicente e o Terminal Porto no município de Santos, incluindo a Extensão Conselheiro Nébias/Valongo, na RMBS.

Publicado Edital 03/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário