quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Transporte Histórico e Ecológico em Santos

14/10/2010 - Via Trolebus

Uma das cidades mais antigas do Pais, Santos é um município portuário brasileiro localizado no litoral do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. Abriga o maior porto da América Latina. O café no Brasil representou um grande impulso no crescimento para cidade. A inauguração da ferrovia São Paulo Railway ligando Santos às lavouras cafeeiras de Jundiaí em 1867 foi uma fonte de progresso inestimável, principalmente para o porto.

Além da sua importância económica, o turismo vêm crescendo na cidade ao longo dos anos em largas proporções. Os jardins da orla de Santos estão no Guinness Book como maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. Porem, falar de Santos é sem dúvidas lembrar os bondesturísticos da cidade.








O ponto de partida é na Praça Mauá. A Linha Turística de Bondes passa por 40 pontos histórico da região central, sendo de terça a domingo, das 11h às 17h, pelo valor de R$ 5,00 por pessoa.

O trólebus em Santos

O sistema de trólebus foi inaugurado em 1963, sua frota atingiu 50 veículos, e a máxima extensão do sistema atingiu seis principais linhas, entre outras secundárias, em um total de 76 km de rede aérea...Hoje circulam apenas 6 veículos Mafersa na linha 20.







VLT

Com cerca de 10 km de extensão, o VLT ligará a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, ao porto de Santos. O projeto do sistema prevê ainda a integração do transporte de média capacidade nas linhas troncais, onde funcionará o metrô leve, com os veículos sobre pneus, que circularão nas linhas alimentadoras e complementares.





Ciclovias

Ao longo da costa, da divisa com São Vicente até a Avenida Mário Covas Júnior , na Ponta da Praia, são quase 8 Km. Nas avenidas Francisco Glicério e Afonso Pena, mais 6.250 metros; na Mário Covas, 3Km; na Avenida Rangel Pestana, 476 metros; na Avenida Martins Fontes, 1.680 metros; e da Praça Dutra Vaz até a Praça dos Andradas, passando pelo túnel, são 1.600 metros. Santos é destacada pela ABC (Associação Brasileira dos Ciclistas) como 'cidade amiga da bicicleta' pelo estímulo que dá ao uso desse meio de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário