16/09/2015 - A Tribuna
Apesar de já ter data para começar a operar comercialmente – 4 de janeiro, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista funcionará antes da instalação de portas de segurança nas nove estações já prontas.
A informação foi confirmada ontem pelo engenheiro Carlos Romão, coordenador do empreendimento. O projeto do VLT que liga Santos e São Vicente prevê que todas as estações tenham sistema de porta nas plataformas. A função principal do equipamento é isolar a plataforma de embarque e desembarque para que as pessoas não usem o transporte sem pagar passagem.
Outra utilidade é evitar que pedestres invadam os trilhos e, assim, subam pela plataforma, gerando insegurança na movimentação dos trens. O custo estimado para a instalação dos equipamentos nas 15 estações do Trecho 1 (Barreiros-Porto) é de R$ 35,7 milhões.
O sistema de portas será implantado pelo Consórcio Bosung Arquitrave, formado pelas empresas Bosung RND CO e Arquitrave Projetos e Construção Civil Ltda. Ele já foi contratado e está no processo de elaboração do projeto executivo para a fabricação dos equipamentos.
A expectativa da EMTU é que a operação comercial seja iniciada mesmo sem a colocação das portas. “As primeiras serão instaladas entre janeiro e fevereiro de 2016”, explica Romão.
Para tentar evitar a entrada de passageiros sem pagar e o trânsito de pedestres na área de trilhos das estações, a EMTU e o Consórcio BR Mobilidade deverão disponibilizar agentes nas estações enquanto o sistema não estiver instalado.
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