Um grupo de empresários franceses esteve nesta quinta à tarde reunido com o prefeito Miguel Haddad (PSDB) para discutir propostas que levem à implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Jundiaí.
Fechado para a imprensa, o encontro, segundo apurou o BOM DIA, é o segundo passo de um plano de parceria público-privada a ser implantada ainda este ano na cidade. Ele começou a ser pensado no ano passado, quando da viagem do prefeito jundiaiense à França (no início de dezembro).
Os primeiros estudos apontam para uso de trilhos já existentes da ferrovia, como nas ligações entre Jundiaí com as cidades de Campo Limpo Paulista de um lado e com Louveira de outro.
Nessa rota estão Agapeama, Vila Arens, Centro, os bairros da região da prefeitura, como Vila Hortolândia e Cecap, assim como o Parque da Cidade.
O plano entre Jundiaí e os franceses ainda depende da participação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que planeja reativar o trecho da malha ferroviária entre São Paulo e Campinas.
“O uso de trilhos é uma tendência a ser considerada para o futuro”, afirma o diretor de planejamento da prefeitura, Antonio Fernandes Panizza.
Em Portland, nos EUA, 80% dos moradores usam esse meio nos dias de semana. Em Campinas, por sua vez, não funcionou e foi abandonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário