21/03/2015 - A Tribuna
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) adiou pela segunda vez a abertura dos envelopes dos grupos interessados em participar da pré-seleção de empresas para disputar a futura licitação das obras da segunda etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Agora, as propostas das empresas e consórcios interessados serão conhecidas dia 9 de abril, às 10 horas, em São Bernardo do Campo.
Essa etapa ligará a Avenida Conselheiro Nébias/Rua Campos Melo ao bairro do Valongo, no Centro de Santos. A previsão é que as obras comecem ainda neste primeiro semestre.
A pré-qualificação tem como objetivo tornar mais ágil a concorrência. O segundo adiamento foi definido pelo órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, devido "ao prazo necessário para a análise de pedidos de esclarecimentos e impugnações recebidos".
O edital de pré-qualificação foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no dia 18 de dezembro, em cerimônia realizada na Capital. Inicialmente, os pedidos dos interessados estavam previstos para o dia 24 de fevereiro, mas o prazo foi prorrogado para o dia 24 deste mês.
Comodidade
A segunda fase do VLT terá oito quilômetros de extensão e ligará a Avenida Conselheiro Nébias/Rua Campos Melo ao bairro do Valongo. Esse novo meio de transporte deverá melhorar o deslocamento de trabalhadores e turistas ao Centro e contribuirá para revitalizar a região do Mercado Municipal.
Serão 14 estações de embarque e desembarque ao longo do trajeto. A estimativa é que o VLT transporte nesse trecho em torno de 40 mil usuários por dia. O investimento previsto para viabilizar o projeto é de R$ 215 milhões. A EMTU prevê que os trabalhos sejam concluídos até o final de 2016.
Fonte: A Tribuna
Publicada em:: 21/03/2015