segunda-feira, 9 de junho de 2014

Em SV, governador Alckmin inaugura estações do VLT

09/06/2014 - Jornal Vicentino

São Vicente recebeu, nesta sexta-feira, a visita do Governador Geraldo Alckmin. Na cidade, ele apresentou oficialmente o primeiro veículo leve sobre trilhos do Estado de São Paulo, que está parado na Estação Nossa Senhora das Graças, na Vila Valença. O veículo começa a ser testado com passageiros, apenas em São Vicente, já no segundo semestre.

Em março de 2015 está previsto o início da operação comercial do VLT com 10 veículos no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. A demanda prevista para o trecho é de 70 mil usuários por dia.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, como o prefeito vicentino Luis Cláudio Bili, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (Santos) e Alberto Mourão (Praia Grande), além do deputado federal Beto Mansur, os deputados estaduais Bruno Covas e Luciano Batista, secretários estaduais, municipais e vereadores.

"É um grande ganho de qualidade para o transporte da Região. É um veículo com 400 passageiros, elétrico, ou seja, não é poluente, é silencioso e vai levar ao desenvolvimento comercial, recuperar e valorizar diversos bairros por onde passa", disse o governador.
Na oportunidade, Alckmin também inaugurou as primeiras estações do techo Barreiros – Porto. Além da Estação Nossa Senhora das Graças, os trabalhos estão concluídos nas estações Mascarenha de Moraes, São Vicente, Antônio Emmerich e José Monteiro.

VIADUTO
Outra obra concluída é o viaduto da Avenida Antônio Emmerich, que já foi liberado para o trânsito na última quinta-feira (5) e que estava interditado desde agosto passado. Daqui há três ou quatro meses, deve ser liberado a parte inferior do viaduto, por onde passa a Linha Amarela. A estrutura antiga foi demolida em setembro do ano passado e o vão existente foi alargado. No local estão sendo construídas duas vias duplas (uma em cada sentido) de circulação para a operação do VLT, mais duas vias duplas para o trânsito geral e revitalização da ciclovia.

CRONOGRAMA
Ainda está previsto inaugurar em julho as estações Nossa Senhora de Lurdes, Pinheiro Machado e o Túnel José Menino, ligando Santos a São Vicente para passagem do VLT. Já em agosto, as estação Barreiros e, em setembro as estações Itararé e João Ribeiro. No mês de outubro serão finalizadas as estações Bernardino de Campos, Washington Luis e Ana Costa (Santos). Por fim, em dezembro, as estações Conselheiro Nébias, Estação Porto e o pátio do VLT, em Santos, serão concluídas.

"É o que há de mais moderno do mundo em termos de transporte metropolitano", disse o governador.

O prefeito Bili também enfatizou a importância das obras. Ele enalteceu a rapidez das obras na Cidade, onde os trabalhos estão bem adiantados. "O viaduto da Antônio Emmerich também é uma grande conquista para os vicentinos. Era um local que já estava deteriorado e com ele amenizamos boa parte do nó do trânsito que acabou ocorrendo em razão das obras do VLT".

BRT
Na oportunidade, o governador também autorizou a execução do projeto funcional BRT Litoral Sul. Com cerca de 18km, o corredor ligará Vila Caiçara, em Praia Grande, até a Estação de Transferência do VLT, em Barreiros, em São Vicente. A conclusão do projeto está prevista para o 2º semestre. O sistema tem como principais características corredores segregados para a circulação do transporte coletivo, embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, sistema de pré-pagamento de tarifa e veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologia mais limpas.

SV também recebe diversos investimentos na Habitação

Alckmin também aproveitou para anunciar os investimentos destinados para a área da Habitação em São Vicente, com destaque para a compra dos conjuntos Penedo e Primavera, no Jóquei Clube, que estão abandonados há mais de 20 anos. O governo estadual comprou por R$ 50 milhões e vai gerar novas 500 unidades habitacionais para moradores em área de risco.

Também foi autorizado o término das obras dos Conjuntos Bitaru II, paralisadas no final de 2012, e no Jardim Rio Branco, na Área Continental. Ao todo serão 814 unidades, no valor de R$ 10 mil cada, por meio do Programa Casa Paulista.

Também citou que está sendo licitado mais 360 unidades no Conjunto 'São Vicente H' e citou a autorização dos 2.240 unidades no Conjunto Tancredo Neves, sendo metade para Santos e metade para São Vicente.

Alckmin inaugura primeiras estações do VLT em São Vicente, SP

06/06/2014 -  G1

Cinco terminais já estão prontos em São Vicente, SP. Governador anunciou a liberação de terceira faixa na Cônego.

Por João Paulo de Castro

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve na manhã desta sexta-feira, em São Vicente, no litoral de São Paulo para inaugurar as cinco primeiras estações do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Os terminais Nossa Senhora das Graças, Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Antonio Emmerich e São José já estão prontos.

O primeiro trem do VLT já está montado e instalado na estação Nossa Senhora das Graças. Segundo o governador, o veículo será um grande ganho de qualidade para toda a Baixada Santista. "O vagão comporta 400 passageiros. Elétrico, não polui, não degrada a vegetação em torno, induz o desenvolvimento, recupera e valoriza as áreas que ele passa", comenta.

A previsão do governador é que além das cinco estações entregues em São Vicente, outras duas sejam inauguradas até julho em Santos e até dezembro todo percurso esteja pronto. "As estações Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado estarão prontas até o próximo mês", explica. De acordo com Alckmin, os primeiros testes do VLT devem acontecer em agosto quando as primeiras estações de São Vicente e Santos estiverem prontas.

Fonte: Do G1 Santos